Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6210
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ModelosPedagogia.PDF524 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZimmermann, Erika-
dc.date.accessioned2010-12-20T12:52:36Z-
dc.date.available2010-12-20T12:52:36Z-
dc.date.issued2000-08-
dc.identifier.citationZIMMERMANN, Erika. Modelos de Pedagogia de Professores de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 150-173, 2000. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6771/6240>. Acesso em: 15 dez. 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6210-
dc.description.abstractEste artigo, tomando como base os trabalhos de Toulmin (1972), Chinn e Brewer (1993) e Zimmermann (1997a,b,c), discute as características e o desenvolvimento dos modelos de pedagogia (estruturas práticopedagógicas) adotados por professores de Física. Usando uma estrutura metodológica interpretativa-construtivista, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por cinco professores de Física e, como estas noções e idéias são convertidas em atividades de ensino em suas salas de aula. Estes estudos de caso mostram a abrangência dos modelos de natureza da ciência e dos modelos do processo de aprendizado de professores de Física, e, em especial, como estes modelos interagem para formar os seus modelos de pedagogia. A análise dos dados coletados envolveu o desenvolvimento de um sistema de categorias baseado nas declarações, no comportamento em sala de aula e nas metáforas usadas pelos professores para descrever seus papéis e os papéis atribuídos aos alunos. A análise dos dados aponta para as maneiras como os modelos de pedagogia de professores de física são desenvolvidos e as influências que estes acarretam. Finalmente, as implicações para a formação de professores advindas deste múltiplo estudo de caso.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleModelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimentoen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordEstruturas prático-pedagógicasen
dc.subject.keywordProfessores de físicaen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordSala de aulaen
dc.subject.keywordRelação professor - alunoen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons