Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6210
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ModelosPedagogia.PDF524 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento
Auteur(s): Zimmermann, Erika
Assunto:: Estruturas prático-pedagógicas
Professores de física
Aprendizagem
Sala de aula
Relação professor - aluno
Date de publication: aoû-2000
Référence bibliographique: ZIMMERMANN, Erika. Modelos de Pedagogia de Professores de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 150-173, 2000. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6771/6240>. Acesso em: 15 dez. 2010.
Résumé: Este artigo, tomando como base os trabalhos de Toulmin (1972), Chinn e Brewer (1993) e Zimmermann (1997a,b,c), discute as características e o desenvolvimento dos modelos de pedagogia (estruturas práticopedagógicas) adotados por professores de Física. Usando uma estrutura metodológica interpretativa-construtivista, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por cinco professores de Física e, como estas noções e idéias são convertidas em atividades de ensino em suas salas de aula. Estes estudos de caso mostram a abrangência dos modelos de natureza da ciência e dos modelos do processo de aprendizado de professores de Física, e, em especial, como estes modelos interagem para formar os seus modelos de pedagogia. A análise dos dados coletados envolveu o desenvolvimento de um sistema de categorias baseado nas declarações, no comportamento em sala de aula e nas metáforas usadas pelos professores para descrever seus papéis e os papéis atribuídos aos alunos. A análise dos dados aponta para as maneiras como os modelos de pedagogia de professores de física são desenvolvidos e as influências que estes acarretam. Finalmente, as implicações para a formação de professores advindas deste múltiplo estudo de caso.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6210/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons