http://repositorio.unb.br/handle/10482/6210
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ModelosPedagogia.PDF | 524 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento |
Auteur(s): | Zimmermann, Erika |
Assunto:: | Estruturas prático-pedagógicas Professores de física Aprendizagem Sala de aula Relação professor - aluno |
Date de publication: | aoû-2000 |
Référence bibliographique: | ZIMMERMANN, Erika. Modelos de Pedagogia de Professores de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 150-173, 2000. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6771/6240>. Acesso em: 15 dez. 2010. |
Résumé: | Este artigo, tomando como base os trabalhos de Toulmin (1972), Chinn e Brewer (1993) e Zimmermann (1997a,b,c), discute as características e o desenvolvimento dos modelos de pedagogia (estruturas práticopedagógicas) adotados por professores de Física. Usando uma estrutura metodológica interpretativa-construtivista, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por cinco professores de Física e, como estas noções e idéias são convertidas em atividades de ensino em suas salas de aula. Estes estudos de caso mostram a abrangência dos modelos de natureza da ciência e dos modelos do processo de aprendizado de professores de Física, e, em especial, como estes modelos interagem para formar os seus modelos de pedagogia. A análise dos dados coletados envolveu o desenvolvimento de um sistema de categorias baseado nas declarações, no comportamento em sala de aula e nas metáforas usadas pelos professores para descrever seus papéis e os papéis atribuídos aos alunos. A análise dos dados aponta para as maneiras como os modelos de pedagogia de professores de física são desenvolvidos e as influências que estes acarretam. Finalmente, as implicações para a formação de professores advindas deste múltiplo estudo de caso. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons