http://repositorio.unb.br/handle/10482/6231
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_GalperinImplicaçõesEducacionais.pdf | 104,56 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Galperin : implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios |
Autre(s) titre(s): | Galperin : pedagogical implications of the theory of the stepwise formation of mental actions |
Auteur(s): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de Casal, Hiram M. Valdes |
Assunto:: | Galperin Ensino Formação de conceito |
Date de publication: | déc-2006 |
Référence bibliographique: | REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de; CASAL, Hiram M. Valdes. Galperin: implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p.1205-1232, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n97/a07v2797.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007. |
Résumé: | Estudo teórico que se dedica à análise das implicações pedagógicas da teoria de Galperin sobre a Formação das Ações Mentais por Estágios, discorrendo sobre a utilização de ferramentas cognitivas como recursos auxiliares para o pensamento e a promoção da aprendizagem. Galperin critica os modelos de ensino adotados pela escola, apresentando como alternativa o modelo formativo-conceitual, que preconiza o aprender por meio da prática, não só a fazer, mas a compreender e depois a explicar como e porque age desta ou daquela maneira diante de determinada situação-problema. O objetivo é ensinar a aplicar um esquema de referências conceituais (dicas) dirigidas para a aquisição de um método global de análise do conteúdo a ser aprendido (identificação dos invariantes). O aprendiz deve descobrir a melhor maneira de conjugar, ao mesmo tempo, todas as características da ação (orientação, execução, problema e contexto), tomando a decisão sobre como agir para resolver o problema. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons