Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6242
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_PortfolioCursoPedagogia.pdf79,64 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
Autre(s) titre(s): Portfolio assessment in teacher education : strenghtening dialogue between teacher and student
Auteur(s): Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Assunto:: Avaliação de aprendizagem
Professores - formação
Date de publication: 2005
Référence bibliographique: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.90, p.291-306, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a13v2690.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302005000100013.
Résumé: Apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nesse curso se adota o portfólio como procedimento de avaliação. Discutem-se: a) as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio; b) as percepções dos professores-alunos sobre a construção do seu portfólio. Constatou-se que: o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo; inicialmente, houve resistência por parte de alguns professores-alunos quanto à sua construção, mas, à medida que o processo foi se desenvolvendo, tanto os mediadores como os professores-alunos foram adquirindo segurança quanto ao uso desse procedimento avaliativo. O portfólio passou a ser o eixo organizador do trabalho pedagógico do curso. Conclui-se que, para que o portfólio faça parte da avaliação comprometida com a aprendizagem do professor-aluno e se apóie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere esses mesmos princípios. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The article presents the results of a research conducted in the Pedagogy Course offered by the College of Education of the University of Brasília to in-service teachers who work in public elementary schools with grades one through four. The student-teachers are assessed by means of portfolios for evaluation procedure. The issues discussed are: a) the mediators' perceptions on student-teachers' reactions to the use of portfolios; b) the student-teacher's perceptions on the portfolio construction. It was noticed that: the use of the portfolio as an assessment procedure was previously unknown to the whole group; initially, there was resistance of some student-teachers regarding the portfolio construction, but as the process developed, the confidence not only of the mediators but also of the student-teachers increased; the portfolio became the organizer axle of the pedagogic course activities. In conclusion, for the portfolio to be part of the committed assessment process of student- teachers' learning and to be supported in construction, reflection, creativity, partnership, self-assessment and autonomy, it must be included in the pedagogical work that considers these same principles.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6242/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons