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Título: O programa esporte e lazer da cidade : a política de formação para o trabalho e o papel dos agentes sociais
Autor(es): Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Assunto: Política pública
Política de formação
Trabalho
Trabalho
Data de publicação: Set-2009
Referência: SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida. O programa esporte e lazer da cidade: a política de formação para o trabalho e o papel dos agentes sociais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 16.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3., 2009, Salvador. Anais... Salvador, 2009. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/CONBRACE/XVI/paper/view/1484/781>. Acesso em: 3 jan. 2011.
Resumo: O artigo analisa a política de formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Governo Federal-Brasil). Foram realizadas consultas a documentos e pesquisa de campo e utilizados autores das Ciências Sociais e da Educação Física, definindo-se como categorias analíticas: formação e trabalho. Conclui-se que a política de formação se depara na execução com entraves na compreensão do significado do trabalho, ao passo que se baseia em um modelo hegemônico que dicotomiza o fazer esportivo e do lazer, separando concepção e execução.
Abstract: This paper analyses the formative policy of the Programa Esporte e Lazer da Cidade (Federal Government-Brazil). Based on documents research and work field; the theory comes from authors of the Social Science and Physical Education, it analyses: formative policy and work. It was concluded that the formative policy of the Program present issues related to the comprehension of the meaning of work, because it’s based in an hegemonic type that dichotomized the ‘sport practice’ and the leisure, separating meaning and execution.
Resumen: El artículo presenta una reflexión sobre la política de formación del Programa Esporte e Lazer da Cidade (Gobierno Federal-Brasil). Fueron hechas consultas documentales y trabajo de campo y usados autores de las ciencias sociales y de la educación física, apuntándose las categorías: trabajo y formación como centrales. La conclusión apunta que la política de formación del Programa presenta problemas relacionados a la comprensión de lo sentido del trabajo, puesto que se fundamenta en un tipo hegemónico dualista del hacer deportivo e del ocio, dividiéndose concepción y ejecución.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

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