Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/636
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ComportamentoProfessoresEducaçãoBásica.pdf217,8 kBAdobe PDFView/Open
Title: Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
Authors: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Costa, Sely Maria de Souza
Assunto:: Comportamento informacional
Bibliotecas escolares
Informação
Issue Date: 2003
Citation: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely M. S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003.
Abstract: O estudo objetiva descrever as características dos docentes e identificar os canais e fontes utilizados, assim como os fatores que influenciam o padrão de comportamento na busca da informação para formação continuada. Utilizou-se como referencial teórico o modelo de busca de informação de Wilson, com enfoque nas necessidades cognitivas dos professores, de acordo com o modelo proposto por Imbernón. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário auto-administrado e a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que as fontes mais usadas são os livros didáticos e paradidáticos, além de jornais. Concluiu-se que as novas tecnologias ainda não são usadas por professores de educação básica como um recurso cotidiano de apoio à formação continuada, e os canais deinformação mais utilizados são os arquivos pessoais, arquivos dos colegas e a biblioteca escolar.
Abstract: The study aimed to describe those teachers’ main characteristics and to identify both information channels and sources they use as well as factors that influence their behavior patterns when seeking information to continuing education. The theoretical framework used has been taken from Thomas Wilson’s information seeking model. In this sense, the study focused on those teachers’ cognitive needs, according to Imbernon’s model. Data collection instruments used comprised the selfadministrated questionnaire and semi-structured interview. The results showed that the most used are the didactic book, the para-didactic book and newspapers. The study main conclusions are that new information technologies have not yet been used as a quotidian resource to support continuing education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/636/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.