Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6456
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EstudoComercializaçãoMamão.pdf95,44 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Estudo da comercialização do mamão em Brasília-DF
Autre(s) titre(s): Papaya commercialization study in Brasília-DF
Auteur(s): Fagundes, Geni Rodrigues
Yamanishi, Osvaldo Kiyoshi
Assunto:: Mamão - comercialização
Frutas - comércio
Frutas - qualidade
Date de publication: avr-2002
Référence bibliographique: FAGUNDES, Geni Rodrigues; YAMANISHI, Osvaldo Kiyoshi. Estudo da comercialização do mamão em Brasília-DF. Revista brasileira de fruticultura, Jaboticabal, v. 24, n. 1, p. 91-95, abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbf/v24n1/9902.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2011. doi: 10.1590/S0100-29452002000100020.
Résumé: Estudaram-se os principais fatores envolvidos na comercialização do mamão em 10 supermercados e 9 varejões de Brasília-DF, em janeiro de 1999. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de questionários aos responsáveis pelos estabelecimentos. Os atacadistas da CEASA-DF, foram os principais fornecedores dos estabelecimentos analisados. O grau de perda dos frutos foi considerado muito alto apenas pelos varejões. A má qualidade do fruto, demora entre compra e venda, transporte precário e condições climáticas foram as principais causas de perdas segundo os varejões. Nos supermercados, foram: falta de armazenamento apropriado, má qualidade do fruto, condições climáticas e manuseio do cliente. Na maioria dos estabelecimentos, o mamão é entregue pelo fornecedor em caixas de madeira. Os mamões ficam expostos para venda em prateleiras na maioria dos estabelecimentos analisados. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main factors involved in the commercialization of papaya in 10 supermarkets and 9 retail shops of Brasília-DF was studied in January of 1999. The data was colleted using questionnaire answered by the manager of the establishment. It was observed that the wholesalers of Federal District Wholesale Market (CEASA-DF) are the main supplier of papaya in all establishment analyzed. The fruit loss was considered very high only in the retail shops. The poor quality of fruit, the delay between purchasing and selling, precarious transport system and climatic condition were the main reasons of losses attributed by the retail shops. In the supermarkets the lack of appropriate storage, poor quality of purchased fruit, climatic conditions and manipulation by clients were considered as the main causes for the losses. The supplier delivers the papaya in wood boxes in almost all establishments. Papaya fruits for selling were displayed in racks in most of the establishments analyzed.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452002000100020
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6456/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons