Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6534
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2010_FranciscoPereiraNunes.pdf2,43 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Platéia ou plateia? : a progressiva perda do assento nos teatros de Brecht, Moreno e Boal
Auteur(s): Nunes, Francisco Pereira
Orientador(es):: Silva, Soraia Maria
Assunto:: Psicodrama
Grupos de teatro
Cidadania
Brecht, Bertolt, 1898-1956
Platéias de teatro
Boal, Augusto, 1931-
Date de publication: 2010
Référence bibliographique: NUNES, Francisco Pereira. Platéia ou plateia?: a progressiva perda do assento nos teatros de Brecht, Moreno e Boal. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Résumé: O trabalho proposto nesta dissertação tem como objetivo abordar algumas funções pertinentes ao teatro: a política, a terapêutica, a social e a pedagógica. Para isso, o estudo analisa três teóricos que nas suas práticas, enfatizaram essas funções, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o médico romeno Jacob Levi Moreno e o diretor teatral brasileiro Augusto Boal. As modificações que esses autores trouxeram com suas teorias e práticas, bem como, as relações criadas com a plateia. Um público sentado e incomodado com o teor político do texto no teatro de Brecht; mas que sobe ao palco, sai de seus assentos e acaba assumindo outros papéis nos teatros de Moreno e Boal. O trabalho também é uma reflexão sobre os papéis que o autor vem exercendo de professor e de diretor teatral com jovens e adultos da periferia de Brasília: Varjão, Taguatinga e Ceilândia, adicionado a isso, eu procuro estabelecer relações entre a minha prática e os teóricos citados. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to talk about some functions related to the theatre: the politic, therapeutic, social and pedagogical ones. Thus, this project analyzes three theorists that emphasize these functions in their practice: the German playwright Bertolt Brecht, the Romanian doctor Jacob Levi Moreno and the Brazilian theatrical director Augusto Boal. The modifications what these authors brought with their theories and practices, as wall as, the relations grow up with the audience. A public sitting and bothered by the political drift of the text in the theater of Brecht, but that rises to the stage, leaves from their seats and finishes taking over other papers in the theaters of Moreno and Boal. This project is also a reflection related to the functions that the author has been working as a teacher and a theatrical director with young persons and adults of the periphery of Brasília: Varjão, Taguatinga and Ceilândia, in addition to this fact; I intend to make links between my practice and the theorists studied.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2010.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6534/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.