Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6565
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2010_FabianaVieiraNunes.pdf9,03 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto
Auteur(s): Nunes, Fabiana Vieira
Orientador(es):: Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto:: Literatura - estudo e ensino
Letramento
Análise do discurso narrativo
Linguagem e educação
Date de publication: 24-jan-2011
Référence bibliographique: NUNES, Fabiana Vieira. Gêneros textuais no ensino: uma experiência por projeto. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Résumé: A presente pesquisa tem, como motivação principal, a busca por meios mais eficazes para o trabalho com a produção textual em sala de aula. Por considerar o estudo de gêneros textuais a maneira, por excelência, de permitir ao aluno a conscientização de todos os processos interacionais que envolvem a produção, distribuição e consumo de textos, é que se procurou mostrar os resultados do trabalho desenvolvido a partir da aplicação do projeto ―Escrita para a vida‖, que previa atividades de análise e produção de gêneros textuais. O projeto foi desenvolvido em escola da rede pública de ensino do Distrito Federal e os textos produzidos pelos alunos durante as seis aulas constituem o corpus da análise. A interpretação dos dados se apóia na abordagem metodológica da análise qualitativa. Como principal referencial teórico, a pesquisa tem a Análise do Discurso Crítica, na contribuição de Fairclough (2001) com a Teoria Social do Discurso e as noções de práticas sociais, práticas discursivas e texto. Entre outras contribuições teóricas importantes, também serviram de apoio, para a noção de discurso, Bakhtin (1996), para a de poder, Van Dijk (2008) e Chouliaraki e Fairclough (1999 apud Magalhães, 2005), para gêneros textuais Marcuschi (2005), Fairclough (2003); e para a do Letramento como prática social, Kleiman (1995 e 2006), Marcuschi (2007) e Heath (1982,1983 apud Kleiman 1995). Nas reflexões sobre os dados da pesquisa, verifica-se a importância do estudo dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, bem como a da organização do trabalho pedagógico por projetos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research has as main motivation, the quest for more effective ways to work with text production in the classroom. Considering the study of genre the way par excellence to enable the student to awareness of all interactional processes involving the production, distribution and consumption of texts, is that for results of their work from the application of project "Writing for Life", providing activities for analysis and production of genre. The project was developed in public school education in the Federal District and the texts produced by students during the six classes comprise the corpus of analysis. The data interpretation relies on methodological approach of qualitative analysis. As the main theoretical framework, research has Critical Discourse Analysis, the contribution of Fairclough (2001) with the Social Theory of Speech and the notions of social practices, discursive and text. Among other important theoretical contributions, also provided support for the notion of discourse, Bakhtin (1996), for power, Van Dijk (2008) and Chouliaraki and Fairclough (1999 apud Magalhães, 2005), to genre Marcuschi (2005 ), Fairclough (2003) and for the Literacy as social practice, Kleiman (1995 and 2006), Marcuschi (2007) and Heath (1982.1983 apud Kleiman 1995). In the reflections on the research data, there is the importance of studying the genre in the Portuguese language classes as well as the organization of work for teaching projetcts.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6565/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.