Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6892
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_DiscursosCruzadosTelenoticiarios.pdf377,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Discursos cruzados : telenoticiários, HPEG e a construção da agenda eleitoral
Otros títulos : Cross-discourses : news programs on TV, free time for political propaganda on TV, and the construction of the electoral agenda
Autor : Miguel, Luis Felipe
Assunto:: Mídia e política
Eleições
Discurso político
Propaganda eleitoral
Telejornalismo
Fecha de publicación : ene-2004
Citación : MIGUEL, Luis Felipe. Discursos cruzados: telenoticiários, HPEG e a construção da agenda eleitoral. Sociologias, Porto Alegre, n.11, p. 238-258, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n11/n11a11.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2011. doi: 10.1590/S1517-45222004000100011.
Resumen : O Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita (HPEG) faculta aos candidatos um espaço de comunicação autônomo, em que suas mensagens não têm que passar pelo crivo dos grupos de mídia. O paper discute a eficácia do HPEG, em contraposição ao telejornalismo, e analisa a evolução da relação entre os dois nas quatro eleições presidenciais brasileiras do período pós-autoritário. Em 1989, os telenoticiários mostravam-se receptivos à agenda proposta pelos partidos em seus programas de TV, mas há um nítido fechamento nas eleições seguintes. Em 2002, os principais candidatos preferiram aderir à agenda e aos enquadramentos dominantes, reconhecendo a incapacidade do HPEG para alterar a pauta da mídia. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The free time for political propaganda on TV gives candidates a space for autonomous communication in which their messages do not have to pass the scrutiny of media groups. This paper discusses the effectiveness of such free time on TV as opposed to TV journalism, and examines the development of the relationship between them in the four presidential elections in Brazil in the post-authoritarian period. In 1989, TV news programs welcomed the agenda put forward by candidates in their TV programs, but a closure is clear in the next elections. In 2002, the main candidates chose to join mainstream agenda and frameworks, acknowledging the inability of free TV time to change the media's agenda.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222004000100011
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6892/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons