http://repositorio.unb.br/handle/10482/6939
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_IvoneBorgesMonteiro.pdf | 647,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A menina morta (projeto morto?) : o caráter de empenho no romance intimista de Cornélio Penna |
Autor : | Monteiro, Ivone Borges |
Orientador(es):: | Corrêa, Ana Laura dos Reis |
Assunto:: | Penna, Cornélio - crítica e interpretação Literatura brasileira |
Fecha de publicación : | 24-feb-2011 |
Data de defesa:: | 26-nov-2010 |
Citación : | MONTEIRO, Ivone Borges. A menina morta (projeto morto?): o caráter de empenho no romance intimista de Cornélio Penna. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumen : | A obra intimista A menina morta (1954), de Cornélio Penna constitui-se como uma representação realista, uma vez que deixa ver esteticamente a complexidade da lógica histórica do Brasil escravocrata, e o faz, exatamente, pelo mergulho na interioridade de personagens que transitam pelos grandes corredores da casa-grande no Grotão. A composição do romance, que se estabelece pela relação entre as ações narradas e a imersão da narrativa nos conflitos internos dos personagens, aproxima a obra de Cornélio Penna do romance social que, naquele momento, era visto pela crítica literária como produção ficcional claramente antagônica à natureza intimista do romance de Penna, já que, na época do surgimento da obra do ficcionista, a produção e a crítica literária foram marcadas por uma tendência à polarização entre o romance regionalista e/ou social versus o romance intimista. Nesse sentido, esta dissertação procura demonstrar de que forma A menina morta, como formalização artística, é capaz de apreender as peculiaridades históricas do país, não apesar da sua relação incisiva com o psicologismo de seus personagens, mas também por meio dessa mesma via intimista, portanto, o empenho literário se faz presente e se manifesta na própria fatura do texto. Para tanto, buscará valorizar os fatores extra-literários como elementos intrínsecos à produção da composição literária, tendo como base os trabalhos críticos de Antonio Candido, Hermenegildo Bastos, Luís Bueno, Roberto Schwarz, entre outros. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The intimist novel A menina morta (1954) written by Cornélio Penna is made into a realistic configuration, and it makes a complexity aesthetic logic in Brazilian slave age. This representation shows, exactly, by the interiorization of the characters who pass by the halls of the big house at the Grotão. The novel’s composition is made of the relation between the narrative actions and the focalization of the character’s at their internal conflicts. This fact gives to Cornélio Penna’s novel the social novel typology as well as viewed by literary criticism. The Cornélio Penna’s novel is double tendence between the regionalist and social against the intimist novel. At this point of view, this dissertation have the main propose to verification how the novel A menina morta, as an artistic format, is able to detect the historical peculiarities of the country, otherwise its incisive relation with the psychological characters but gives to this same intimist way. So the literary project gives itself on the text for that, we are going to surch the extra-literacy factors as intrinsic elements to the production of literary composition, and it have as the base critic of Antonio Candido, Hermenegildo Bastos, Luís Bueno, Roberto Schwarz, among others. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.