Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6943
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_RuthMeyreMotaRodrigues.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBotelho, Denise Maria-
dc.contributor.authorRodrigues, Ruth Meyre Mota-
dc.date.accessioned2011-02-25T13:41:28Z-
dc.date.available2011-02-25T13:41:28Z-
dc.date.issued2011-02-25-
dc.date.submitted2010-12-14-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ruth Meyre Mota. das relações raciais no Distrito Federal: desafios da gestão. 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6943-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.en
dc.description.abstractO racismo, em suas diversas formas de manifestação, está presente em diversos ambientes sociais dos quais se destaca a escola. Pensar em uma educação para a igualdade racial a partir da garantia de equidade de condições de acesso e permanência significa reconhecer e compreender todos os processos causadores ou perpetuadores do racismo educacional. Ganha destaque nessa pesquisa a importância da atuação dos/as diretores/as das escolas públicas do Distrito Federal no tocante as relações raciais considerando que os/as gestores/as educacionais não foram preparados/as e/ou formados/as para a gestão das relações raciais e por essa razão negam ou minimizam a existência de manifestações racistas nas escolas bem como desconhecem suas consequências nefastas no desempenho escolar de alunos/as negros/as. O/a gestor/a escolar é o/a condutor/a dos processos que direcionam o modelo de educação a ser adotado e desenham os saberes e ideologias transmitidos por meio da utilização de inúmeros instrumentos de gestão dos quais ressaltamos o Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar como meios facilitadores da implementação de ações de combate à exclusão e promotoras da igualdade racial. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractRacism, in its various manifestations, is present in different social environments of which highlight the school. Thinking about an education for racial equality from the guarantee of equal conditions of access and retention means to recognize and understand all the processes that cause or perpetuate racism education. This research is highlighted the importance of acting of the principals of public schools in the Federal District regarding race relations considering that school administrators were not prepared and / or trained for the management of racial diversity and therefore deny or downplay the existence of events racism in schools and ignore its disastrous consequences on school performance of black students. The school manager is the conductor of the processes that drive the educational model to be adopted and design knowledge and ideologies transmitted through the use of many instruments which emphasize management of the Educational Policy Project and the School Board as a means of facilitating implementation of actions combat exclusion and promote racial equality.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação das relações raciais no Distrito Federal : desafios da gestãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDiscriminação na educaçãoen
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãoen
dc.subject.keywordEducação e Estadoen
dc.subject.keywordDiscriminação racialen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.