http://repositorio.unb.br/handle/10482/6943
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_RuthMeyreMotaRodrigues.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Educação das relações raciais no Distrito Federal : desafios da gestão |
Auteur(s): | Rodrigues, Ruth Meyre Mota |
Orientador(es):: | Botelho, Denise Maria |
Assunto:: | Discriminação na educação Escolas - organização e administração Educação e Estado Discriminação racial |
Date de publication: | 25-fév-2011 |
Data de defesa:: | 14-déc-2010 |
Référence bibliographique: | RODRIGUES, Ruth Meyre Mota. das relações raciais no Distrito Federal: desafios da gestão. 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Résumé: | O racismo, em suas diversas formas de manifestação, está presente em diversos ambientes sociais dos quais se destaca a escola. Pensar em uma educação para a igualdade racial a partir da garantia de equidade de condições de acesso e permanência significa reconhecer e compreender todos os processos causadores ou perpetuadores do racismo educacional. Ganha destaque nessa pesquisa a importância da atuação dos/as diretores/as das escolas públicas do Distrito Federal no tocante as relações raciais considerando que os/as gestores/as educacionais não foram preparados/as e/ou formados/as para a gestão das relações raciais e por essa razão negam ou minimizam a existência de manifestações racistas nas escolas bem como desconhecem suas consequências nefastas no desempenho escolar de alunos/as negros/as. O/a gestor/a escolar é o/a condutor/a dos processos que direcionam o modelo de educação a ser adotado e desenham os saberes e ideologias transmitidos por meio da utilização de inúmeros instrumentos de gestão dos quais ressaltamos o Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar como meios facilitadores da implementação de ações de combate à exclusão e promotoras da igualdade racial. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT Racism, in its various manifestations, is present in different social environments of which highlight the school. Thinking about an education for racial equality from the guarantee of equal conditions of access and retention means to recognize and understand all the processes that cause or perpetuate racism education. This research is highlighted the importance of acting of the principals of public schools in the Federal District regarding race relations considering that school administrators were not prepared and / or trained for the management of racial diversity and therefore deny or downplay the existence of events racism in schools and ignore its disastrous consequences on school performance of black students. The school manager is the conductor of the processes that drive the educational model to be adopted and design knowledge and ideologies transmitted through the use of many instruments which emphasize management of the Educational Policy Project and the School Board as a means of facilitating implementation of actions combat exclusion and promote racial equality. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.