Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7147
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_TecnicasPoderDisciplinas.pdf110,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Técnicas de poder, disciplinas do olhar : aspectos da construção do "jornalismo moderno" no Brasil
Otros títulos : Power techniques, disciplines for observation : some aspects of the making of "modern journalism" in Brazil
Autor : Tokarski, Flávia Millena Biroli
Assunto:: Jornalismo - Brasil
Fecha de publicación : 2007
Citación : BIROLI, Flávia. Técnicas de poder, disciplinas do olhar: aspectos da construção do "jornalismo moderno" no Brasil. História, Franca, v. 26, n. 2, p. 118-143, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/his/v26n2/a07v26n2.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2011. doi: 10.1590/S0101-90742007000200007.
Resumen : Este artigo trata da correlação entre as transformações ocorridas no jornalismo a partir de meados do século XX e a configuração do profissional do jornalismo como trabalhador produtivo, disciplinado, normatizado. Seu foco é a análise de um conjunto de discursos, produzidos a partir da década de 1940, no Brasil, que convergem em dispositivos de disciplinamento do olhar e da escrita, em técnicas de disposição do tempo, da experiência e dos corpos – dos jornalistas e dos seus leitores.
Abstract: This article focuses on the relations between the changes in journalism during the XXth century and the build-up of journalists as productive and disciplined workers. It analyses a series of discourses, produced in Brazil after the 1940s, that converges in mechanisms for the discipline of observation and writing, in techniques for the disposing of time, experiences and bodies, affecting journalists and their readers.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742007000200007
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7147/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons