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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/7207
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Titre: Abordagem histórica e filosófica no ensino de ciências naturais/biologia para EJA
Auteur(s): Pompeu, Sibele Ferreira Coutinho
Orientador(es):: Zimmermann, Erika
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Biologia - estudo e ensino
Estratégias pedagógicas
Date de publication: 25-mar-2011
Référence bibliographique: POMPEU, Sibele Ferreira Coutinho. Abordagem histórica e filosófica no ensino de ciências naturais/biologia para EJA. 2010. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Résumé: Tendo em vista que há poucos trabalhos sobre estratégias de ensino-aprendizagem de Ciências para EJA na literatura, se propôs para esse estudo analisar o impacto de uma experiência de uso de uma abordagem histórica e filosófica sobre as visões de Ensino de Ciências e de Natureza da Ciência de alunos da EJA e, especialmente, sobre o interesse desses alunos pela disciplina Biologia. Essa pesquisa foi realizada em duas fases. Inicialmente buscou-se examinar as visões dos alunos sobre: as disciplinas de Ciências Naturais e de Biologia; os conteúdos abordados; as estratégias de ensino-aprendizagem e os recursos didáticos utilizados na aulas e suas visões sobre a Natureza da Ciência. Então, usou-se a abordagem histórica e filosófica nas aulas de Biologia e examinou-se o impacto sobre o interesse dos alunos pela Biologia e sobre suas visões de Ensino de Ciências e de Ciência. Essa pesquisa, de caráter qualitativo, é embasada no paradigma construtivista, conforme descrito por Guba e Lincoln (1994; 2006). Os dados foram coletados em uma escola privada, conveniada com o governo, localizada em Brasília. Para coleta de dados foram utilizados observação participante, questionários, entrevistas e grupos focais. Realizaram-se análise de conteúdo e de conversação, que mostraram que a maioria dos alunos apresenta disposição para estudar Ciências Naturais e Biologia. A maioria também não apresenta críticas aos conteúdos, às estratégias de ensinoaprendizagem e aos recursos didáticos adotados nas aulas dessas disciplinas. Suas visões de ensino apresentam muitas idéias relacionadas a um modelo de ensino transmissivo e suas visões de Ciência mostram pouco conhecimento sobre a Natureza da Ciência, trazendo tanto idéias de uma concepção tradicional de Ciência, proveniente do positivismo lógico, quanto de uma concepção em que a Ciência é entendida como uma construção humana. Após o uso da abordagem histórica e filosófica, conclui-se que essa pode contribuir para aumentar o interesse pela Biologia e para auxiliar os alunos a compreenderem conteúdos dessa disciplina. No entanto, houve pouco impacto sobre as visões de Ensino de Ciência e de Ciência dos alunos com o uso da abordagem histórica e filosófica. Esse resultado talvez se deva ao pouco tempo de uso da abordagem. Seria interessante, em pesquisas futuras, se usar essa abordagem para um número maior de aulas e para diversos temas. Esse estudo evidenciou também a necessidade de adotar diversos recursos didáticos, estratégias de ensino-aprendizagem e práticas avaliativas no Ensino de Ciências para EJA, que sejam coerentes com a finalidade de formar cidadãos críticos e participativos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study has aimed to analyze the impact of an experience of using an historical and philosophical approach on youth and adult views' about Science and Science Education and, especially, on the interest of these students in the Biology discipline, since there are only a few studies, in the area of youth and adult education, that deal with science teaching and learning school strategies. This study was divided into two parts. Initially an exam on students' views about the disciplines of Natural Science and Biology, the subjects covered, the teaching and learning strategies, teaching resources used, and their views on Nature of Science, was made. Then, we examined the impact of the use of an historical and philosophical approach on students' interest and their views about Science and Science Education. To do so, a qualitative research approach, grounded in the constructivist paradigm, as described by Guba and Lincoln (1994, 2006), was used. Data were collected in a Brasilia private school, covenant with the government. Participant observation, questionnaires, interviews and focus groups were used to collect data. Content and conversation analysis were performed which have shown that most students like studying Natural Science, in particular, Biology. These students do not criticize the content they are presented to, they, also, do not have criticism about the way they are thought, it means no criticism about strategies and resources their biology teachers use to teach them. When thinking about science education, these students have shown many ideas related to a transmission model of education. Data has also shown that they have a little knowledge of the Nature of Science, bringing a conception that science is an human enterprise, but also a traditional understanding, from the positivism. After the use of the historical-philosophical approach, it was concluded that such an approach can help to increase students' interest in biology and help them understand the content. However, it had little impact on students’ views about Science and Science Education. This result may be due to the short time of the use of this approach. In the future, it would be interesting to do a research about the use of such approach in an extend period of time and with different biological content. This study has also confirmed the need to adopt different teaching resources and strategies, and distinctive forms of assessment, that may be consistent with the purpose of forming critical and participatory citizens.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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