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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/7369
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Titre: Ações afirmativas no sistema educacional : trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília
Autre(s) titre(s): Afirmative action in the educational system : trajectories of young black women at the University of Brasília
Auteur(s): Weller, Wivian
Marly, Silveira
Assunto:: Programas de ação afirmativa
Universidade de Brasília
Negros - educação
Juventude
Gênero
Universidade de Brasília - programas de ação afirmativa - aspectos sociais
Date de publication: sep-2008
Référence bibliographique: WELLER, Wivian; SILVEIRA, Marly. Ações afirmativas no sistema educacional: trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 931-947, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v16n3/13.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2011. doi: 10.1590/S0104-026X2008000300013.
Résumé: O presente artigo apresenta experiências vividas por jovens universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas na Universidade de Brasília nos cursos de Engenharia e Ciências Sociais e que apresentam distintas trajetórias de socialização escolar. Analisa as experiências vividas nesses espaços assim como as estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação. Apresenta ainda as avaliações realizadas pelas jovens a respeito da implementação de cotas para estudantes negros nas universidades públicas. Concordamos que não adianta a medida ser justa e estar de acordo com os imperativos da justiça social se ela não produz resultados. As cotas não representam a única forma de luta por reconhecimento e redistribuição, mas refletem a importância e a necessidade de uma modificação mais profunda na gramática dos discursos no interior da universidade e no atendimento das demandas políticas e sociais.
Abstract: This article presents the experiences of black female students admitted by the University of Brasília through the affirmative action programme. They attend courses in Engineering and Social Sciences and have experienced different school socialization processes. By choosing students of different academic courses and school backgrounds we tried to analyse their experiences with racism and prejudice and also the strategies to overcome these situations. A second focus of our analyses lies on the experiences of black female students and their attitude toward affirmative action in public universities of Brazil. We agreed that it is not sufficient to say that this policies are fair because they are in accordance to the imperative of social justice, if the results are not evident. The establishment of systems of quotas is not the only way of recognition and redistribution, but it reflects the necessity of an adjustment of the university system to the political and social requirements of the Brazilian society and its people.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300013
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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