http://repositorio.unb.br/handle/10482/7706
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2010_FlavioSpostoPompeo.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Efeitos do feedback na aprendizagem individual : semi-experimento em EaD com teste de desenho instrucional |
Authors: | Pompêo, Flávio Sposto |
Orientador(es):: | Abbad, Gardênia da Silva |
Assunto:: | Psicologia da aprendizagem Ensino a distância Avaliação de aprendizagem |
Issue Date: | 12-May-2011 |
Data de defesa:: | 6-Oct-2010 |
Citation: | POMPÊO, Flávio Sposto. Efeitos do feedback na aprendizagem individual: semi-experimento em EaD com teste de desenho instrucional. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Abstract: | Nos últimos anos, em contexto de grande desenvolvimento das novas tecnologias da
informação e comunicação (NTICs), cresceram exponencialmente a utilização e a importância
da Educação a Distância (EaD). Atualmente, o desenho instrucional em EaD é elaborado com
base em diretrizes primariamente prescritivas, muitas das quais não foram testadas empiricamente. Estudos recentes têm ressaltado a necessidade de compreensão do feedback, como variável do desenho instrucional, e sua influência sobre os efeitos do treinamento. O objetivo geral de pesquisa consiste em verificar, por meio de delineamento semiexperimental, a influência da oferta ou não de feedback (variável independente) na aprendizagem (variável dependente), controlados os efeitos dos repertórios de entrada, medidos por meio de pré-teste. Para isso, foram realizadas duas etapas. A primeira consistiu na elaboração do treinamento, atividades, exercícios e instrumentos de avaliação. Elaborou-se
treinamento de curta duração, com carga horária total de cinco horas, referente ao tema Motivação Humana em Organizações. A validação estatística dos testes de aprendizagem ocorreu por meio de aplicação em um público recrutado especificamente para responder ao questionário (N=39). A segunda etapa foi a realização do semi-experimento. O treinamento foi oferecido via moodle, com divulgação e público recrutado por e-mail, redes sociais virtuais, fóruns para concursos, listas de e-mail de estudantes da Universidade de Brasília e por outras ferramentas de internet. O desenho de pesquisa envolveu 3 grupos (grupo 1, que
recebeu treinamento e feedback, N=15; grupo 2, que recebeu treinamento mas não recebeu
feedback, n=15; grupo 3 ou grupo de controle, que não recebeu treinamento, tampouco feedback, N=14), com total de 44 participantes válidos. A verificação do modelo geral de pesquisa, por meio de Ancova, não encontrou diferenças entre os grupos com e sem feedback. Entretanto houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos que receberam o treinamento e o grupo de controle. Por meio da comparação de pares de itens de avaliação de
aprendizagem (pré e pós-teste), verificou-se que houve melhoria de desempenho em nove
pares de itens no grupo com feedback, em três pares no grupo sem feedback e em dois pares no grupo de controle. Os resultados mostraram que o feedback promoveu melhorias, porém não em todos os pares de itens de avaliação. Os resultados deste estudo contribuem para o aprimoramento dos procedimentos de construção e validação de testes de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT In recent years, the use and importance attributed to Distance Education has increased exponentially. Currently, instructional design in distance education is based primarily on prescriptive guidelines, many of which have not been tested empirically. Recent studies have underscored the necessity of understanding the feedback variable of the instructional design, and its influence on the effects of training. On this study, the main model of research seeks to verify, by means of semi-experimental design, the influence of feedback supply x no feedback supply (independent variable) for learning (dependent variable), controlling the repertoire of entry (measured with pre-test, used as covariate). For that, there were two research stages. The first consisted of developing the training, activities, exercises and evaluation tools. The training had a short duration, with five hours length, and its subject was Human Motivation in Organizations. After preliminary validation with public who did receive any training or instruction (N = 39), the pre-test and post-test instruments were given nineteen items each. The second stage of the research was the training implementation, with semi-experimental design, and training evaluation. The course was offered via Moodle, with public disclosure and recruited by e-mail, social virtual networking, forums for selection process, e-mail lists of UnB students and other Internet tools. The research design involved three groups (received feedback, N = 15; no feedback, n = 15, control group, N = 14), with a total of 44 valid participants. The verification of the general model search through Ancova found no differences between groups with and without feedback. There were differences among the groups that received training and control group. By comparing pairs of items, it was found that there was improved performance (learning) in nine pairs in the group with feedback, three pairs in the group with no feedback and two pairs in the control group. The results suggest that feedback promoted improvements in learning in an heterogeneous way. The research proposes a methodological contribution to the construction and validation of learning tests. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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