Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7727
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_JulioTollendalGomesRibeiro.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Modelagem de informações de edificações aplicada no processo de projeto de aeroportos
Autor : Ribeiro, Julio Tollendal Gomes
Orientador(es):: Silva, Neander Furtado
Assunto:: Arquitetura - aeroportos
Aeroportos - planejamento
Fecha de publicación : 13-may-2011
Citación : RIBEIRO, Julio Tollendal Gomes. Modelagem de informações de edificações aplicada no processo de projeto de aeroportos. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumen : A Modelagem de Informações para a Construção (Building Information Modeling - BIM) é considerada um novo paradigma na construção de edificações complexas. Embora a técnica já seja uma realidade em grandes obras do mundo, essa tecnologia é bastante incipiente no Brasil e ainda não foi implementada ou testada em seu sistema aeroportuário. As limitações na implementação do BIM devem-se, em grande parte, à falta de conhecimento destas novas tecnologias de projeto no Brasil. O presente estudo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um modelo com tecnologia BIM aplicado ao projeto de terminais de passageiros aeroportuários no Brasil, tendo como estudo de caso o terminal de passageiros ( Satélite Sul) do Aeroporto Internacional de Brasília - DF, que foi modelado em sua totalidade através da utilização do software ArchiCAD, da Graphisoft.. Para a construção do modelo primeiramente foram avaliados os aspectos de infra-estrutura e gestão pertinentes à implementação de um modelo com o sistema BIM na INFRAERO. Através da modelagem da sala de embarque remoto (re-trabalho) foi analisada a eficiência e produtividade da ferramenta BIM, de forma a facilitar a tomada de decisão em projeto através da emissão de listas de materiais construtivos no sistema BIM e no AutoCAD, comparando o tempo gasto e o número de passos. Foram utilizados dados obtidos junto à INFRAERO, por meio de consulta a documentos institucionais. Foi realizada uma análise comparativa entre o modelo BIM e o modelo tradicional utilizado pela INFRAERO, a partir da identificação dos passos de trabalho necessários para desenvolvimento do projeto e possível necessidade de re-trabalho envolvido em cada método. Além disso, o modelo BIM foi avaliado em termos de sua aplicabilidade, desafios e vantagens para a sua implementação na INFRAERO. Esperamos poder contribuir para a utilização do BIM para a gestão de projetos de terminais de passageiros aeroportuários no Brasil, de forma a otimizar o planejamento e a construção de estruturas complexas e, com isso, colaborar para a atualização do segmento aeroportuário no Brasil, representados pela INFRAERO. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Building Information Modeling – BIM is a new paradigm in the construction of large and complex buildings. Although that technique is already a reality in abroad, that technology is quite incipient in Brazil and it still was not implemented or tested in it’s airport system. The dificulties in the implementation of BIM are due, largely, to the lack of knowledge in Brazil of these new technologies. The present study had as objective to develop, implement and evaluate a BIM model of airport terminals of passengers in Brazil, having as case study the passengers' south satellite of the International Airport of Brasília - DF. For the construction of the model, firstly was appraised the infrastructure and management aspects in the implementation of BIM system in INFRAERO. Data were used obtained INFRAERO close to, through consultation to institutional documents. A comparative analysis was carried out between the BIM model and the conventional model used by INFRAERO, starting from the identification of necessary work steps and possible re-work needed in each method. Besides, the model BIM was evaluated in terms of it’s applicability, challenges, advantages and the cost-benefit for it’s implementation in INFRAERO. We hoped to contribute in the use of BIM to the designing of airports in Brazil, to optimize the planning and the construction of complex structures and to collaborate for the updating this field in Brazil, represented by INFRAERO.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2010.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7727/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.