http://repositorio.unb.br/handle/10482/7743
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PosGraduacaoRelacoesInternacionais.pdf | 7,77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A pós-graduação em relações internacionais no Brasil |
Other Titles: | Advanced degrees in international relations in Brazil |
Authors: | Santos, Norma Breda dos Fonseca, Fúlvio Eduardo |
Assunto:: | Pós-graduação Relações internacionais Pesquisa Avaliação |
Issue Date: | May-2009 |
Citation: | SANTOS, Norma Breda dos; FONSECA, Fúlvio Eduardo. A pós-graduação em relações internacionais no Brasil. Contexto Internacional, Rio de janero, v. 31, n. 2, p. 353-380, maio/ago. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cint/v31n2/v31n2a05.pdf>. Acesso em: 11 maio 2011. doi: 10.1590/S0102-85292009000200005. |
Abstract: | Este trabalho trata dos programas de pós-graduação em Relações Internacionais no Brasil, cujo número tem crescido de forma expressiva, passando de dois, na década de 1980, para oito, em 2008. Em sua primeira parte, são abordados a evolução, o crescimento e as políticas de indução para a criação e a consolidação dos programas na área. A segunda parte trata da avaliação desses programas pela Capes e busca mapear, de forma aproximativa, a situação da área com relação ao fomento à pesquisa na Capes e no CNPq. |
Abstract: | This work is on advanced degrees in International Relations in Brazil, which have grown four-fold from two in the 1980s to eight in 2008. The first part of the paper discusses this increase in the total of degrees and public policy incentives for the creation and consolidation of such programs. The second part discusses the evaluation of these programs by Capes and maps out the state of International Relations in Brazil given research incentives from Capes and CNPq. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Relações Internacionais (IREL) |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292009000200005 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
This item is licensed under a Creative Commons License