Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/7796
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_TutorEducacaoDistancia.pdf201,98 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O tutor em Educação a Distância : análise ergonômica das interfaces mediadoras
Autre(s) titre(s): The tutor in Distance Learning : ergonomic analysis of mediating interfaces
Auteur(s): Sarmet, Maurício Miranda
Abrahão, Júlia Issy
Assunto:: Ergonomia cognitiva
Internet na educação
Ensino a distância
Date de publication: déc-2007
Référence bibliographique: SARMET, Maurício Miranda; ABRAHÃO, Júlia Issy. O tutor em Educação a Distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 46, p. 109-141, dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/n46/a04n46.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2011. doi: 10.1590/S0102-46982007000200004.
Résumé: Na Educação a Distância (EaD), o processo pedagógico pode ser mediado por aplicativos informatizados, muitas vezes utilizando a Internet como via de acesso. Essa mediação contribui para o aprimoramento da relação ensino-aprendizagem e estrutura o papel dos diferentes atores dessa relação. O objetivo do presente estudo é investigar o impacto do uso de ferramentas informatizadas na atividade dos tutores de cursos via Internet. A amostra foi composta por 4 tutores, com características distintas. Utilizou-se a Análise Ergonômica do Trabalho e foram realizadas entrevistas, análises de interação e observações, o que permitiu a elaboração de uma crônica da atividade dos tutores. Os resultados apontam a incerteza e variabilidade das demandas dos alunos e o impacto das ferramentas informatizadas na atividade. Discute-se a necessidade de compreender quem é o tutor na EaD, fornecendo parâmetros para a concepção de ferramentas que facilitem o trabalho.
Abstract: In Distance Learning, the educational process can be mediated by digital systems, often using Internet as access medium. This mediation contributes to the enhancement of the teaching-learning relationship and structures the role of the different actors in it. This study's goal is investigating the impact of the use of digital tools in tutors' activities in online courses. The sample was defined by 4 tutors with distinct characteristics. Work Ergonomic Analysis was used, and interviews, interaction analysis and observations were made, which allowed the creation of a chronicle about the tutors' activities. The results points to the uncertainty and variability of the student's demands and the impact of the digital tools on the activity. The necessity of comprehending the tutor's role in D.L., giving parameters to the concept of tools that facilitate the work, is discussed.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000200004
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7796/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons