http://repositorio.unb.br/handle/10482/7874
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_GladstonLuizSilva.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Uma nova abordagem para o problema de roteirização de veículos com restrições operacionais |
Autre(s) titre(s): | A new approach to the vehicle routing problems with operational constraints |
Auteur(s): | Silva, Gladston Luiz da |
Orientador(es):: | Fonseca, Adelaida Pallavicini |
Assunto:: | Engenharia de transportes Veículos |
Date de publication: | 19-mai-2011 |
Data de defesa:: | 3-sep-2010 |
Référence bibliographique: | SILVA, Gladston Luiz da. Uma nova abordagem para o problema de roteirização de veículos com restrições operacionais. 2010. xi, 81 f. Tese (Doutorado em Transportes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Résumé: | Esta tese trata do problema de roteirização de veículos com restrições operacionais relacionadas a janelas de tempo e duração da máxima da jornada para frotas homogêneas de veículos, cujo objetivo é a determinação de um conjunto de roteiros que atendam aos clientes relacionados, respeitadas as restrições colocadas. A estratégia de solução proposta é baseada no uso do mapa Auto-Organizável de Kohonen para a determinação de agrupamentos de clientes, associada à heurística alternativa ao Algoritmo do Etiquetamento Permanente para a definição da programação dos veículos.
Os testes computacionais da estratégia proposta foram realizados no ambiente Matlab em problemas-teste usados como benchmarking na literatura. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This thesis deals with addresses the vehicle routing problem with operational constraints related to time windows and the maximum duration of the journey to homogeneous fleet of vehicles, whose goal is to determine a set of scripts that meet the clients listed. The proposed solution strategy is based on using Self-Organizing Map for the determination of groups of customers, coupled with an alternative heuristic to the Permanent Labeling Algorithm for defining the lineup of vehicles. Computational tests of the proposed strategy were conducted in Matlab using benchmarking problems of literature. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Enganharia Civil e Ambiental, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.