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Título : Educação para a gestão ambiental no assentamento Novo Oriente - Goiás
Autor : Oliveira, Igor Alyson Alencar
Orientador(es):: Molina, Mônica Castagna
Assunto:: Reforma agrária
Ecologia agrícola
Educação ambiental
Fecha de publicación : 19-may-2011
Citación : OLIVEIRA, Igor Alyson Alencar. Educação para a gestão ambiental no assentamento Novo Oriente - Goiás. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, 2009.
Resumen : Este trabalho aborda a questão ambiental no contexto da Reforma Agrária, com foco na gestão ambiental das áreas de Reserva Legal do assentamento Novo Oriente, localizado no Vale do São Patrício-Goiás. O assentamento foi criado numa área bastante degradada com sérios problemas relacionados à quantidade e qualidade dos recursos hídricos. Os assentados receberam lotes com passivo ambiental e a responsabilidade de reflorestar as áreas de Reserva Legal, cuja demarcação foi considerada bastante polêmica. Os assentados não compreendiam a importância da Legislação Ambiental, e não são capazes de recuperar estas áreas sem apoio financeiro e assistência técnica. Foram realizados cursos e mutirões com o objetivo de mobilizar os agricultores para iniciar o processo de recuperação destas áreas com o uso de Sistemas Agroflorestais. A questão pesquisada foi a percepção dos agricultores quanto à viabilidade do uso destes sistemas para a recuperação das Reservas. A metodologia escolhida foi a Pesquisaação, por ter como meta a produção de conhecimento que promova mudanças, com o envolvimento do pesquisador e da comunidade com a questão trabalhada. As ações de educação e capacitação foram pautadas pelos princípios e fundamentos da Educação do Campo e Educação para Gestão Ambiental visando a transição agroecológica do assentamento. Foram identificadas as percepções dos assentados sobre os potenciais e limitações da proposta. A recuperação das áreas de Reserva com a utilização de Sistemas Agroflorestais é possível e viável, os agricultores estão motivados e já percebem a necessidade, desde que seja oferecido apoio técnico e financeiro que não ofereça custos a estas famílias que já foram assentadas nestas condições. A Reforma Agrária, a Agroecologia, e a Educação representam o rompimento de paradigma, em busca da emancipação e participação dos agricultores como produtores de conhecimento, pesquisadores de suas próprias experiências, em busca de alternativas que contemplem as expectativas e necessidades mais imediatas de suas famílias.
Abstract: This research is about the environment quest in the Agrarian Reform context, focusing the Legal Reserves management of Novo Oriente settlement, located at Vale do São Patrício- Goiás, Brazil. The settlement was created in a deforested area, with serious water resources problems. The farmers received their lands and the responsibility to recover the Legal Reserves areas. The farmers didn’t understand the environmental laws, and are not able to recover these areas without technical and financial assistance. Courses and collective works were executed to initiate the recover process using agroforestry systems. The matter question in this research was the farmer’s evaluations about this propose. The chosen methodology was the “Action Research”, for its implication to solving the community problems. The education actions were planned to agroecological conversion. The agroforestry systems were approved as an alternative to recovery the Legal Reserves, since it comes with financial and technical support.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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