Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8038
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_NavegabilidadeInclusãoDigital.pdf291,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Navegabilidade e inclusão digital : usabilidade e competência
Otros títulos : Navigability and digital inclusion : usability and competence
Navegabilidad e inclusión digital : usabilidad y competencia
Autor : Silvino, Alexandre Magno Dias
Abrahão, Júlia Issy
Assunto:: Ergonomia cognitiva
Inclusão digital
Sites da Web
Competência organizacional
Fecha de publicación : jul-2003
Citación : SILVINO, Alexandre Magno Dias; ABRAHÃO, Júlia Issy. Navegabilidade e inclusão digital: usabilidade e competência. RAE electron., São Paulo, v.2, n.2, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/raeel/v2n2/v2n2a02.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2011. doi: 10.1590/S1676-56482003000200002.
Resumen : Este artigo, de cunho teórico, articula, apoiado no referencial da Ergonomia Cognitiva os critérios de usabilidade, e sua pertinência na avaliação de sistemas informatizados em rede, como uma das perspectivas possíveis para minimizar a exclusão digital. Nesse sentido, aponta novos elementos a serem agregados conceitualmente na construção ou avaliação de websites, tais como o conceito de competência para ação – apreendida pela via das estratégias operatórias e heurísticas adotadas pelos usuários e o processo decisório apoiado nas representações para ação. Ao final, são apresentadas considerações no sentido de articular estas variáveis com os critérios de navegabilidade e com os conceitos subjacentes aos princípios de inclusão digital.
Abstract: Based on the referential theory of the Cognitive Ergonomics, this theoretical article articulates the usability criteria, and its pertinence to the evaluation of the web informatization systems, as one of the possible perspectives to minimize the digital exclusion. This way, the article points out new elements that can be conceptually added in the construction or evaluation of websites, such as the concept of competency to action – understood through the operatory and heuristics strategies adopted by the users, and the decision process based on the representations for action. At the end, considerations are made for the articulation of these variables with navigation criteria, and with the concepts which are behind the principles of digital inclusion.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482003000200002
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8038/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons