Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8113
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_RodrigoAmorimGoncalvesRosa.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil
Outros títulos: Market failures and the homogeneity of broadcasttv programming in Brazil
Autor(es): Rosa, Rodrigo Amorim Gonçalves
Orientador(es): Mattos, César Costa Alves de
Assunto: Televisão - programas
Televisão - programas - avaliação - Brasil
Data de publicação: 30-Mai-2011
Referência: ROSA, Rodrigo Amorim Gonçalves. Falhas de mercado e a homogeneização da programação de televisão por radiofusão no Brasil. 2008. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho analisa a relação entre falhas de mercado no setor de televisão por radiodifusão no Brasil e as características da programação de televisão aberta. A partir da observância de falhas de mercado (bens públicos, externalidades, oligopolização e assimetrias de informações) é discutida a associação entre essas falhas e o processo de seleção de programação pelas emissoras de televisão por radiodifusão comerciais e públicas no Brasil. Teoricamente, verifica-se a presença de um viés de homogeneização, ou de duplicação, da programação de TV no Brasil a partir de uma versão adaptada do modelo de Steiner (1952) para um cenário com cinco emissoras comerciais, próximo da configuração brasileira do mercado de televisão. Em termos empíricos, é analisado o nível de diversidade da programação das emissoras comerciais e da TV Brasil, emissora pública federal de radiodifusão, a partir de um coeficiente de diversidade da programação proposto por Steiner, desenvolvido para o mercado brasileiro. O coeficiente é calculado com base na programação das cinco maiores emissoras de televisão privadas nacionais e na programação da TV Brasil. Os resultados são discutidos em termos da maximização do bem-estar social, como proposto por Shy (2001) e confirmam a presença do viés de homogeneização, ou duplicação, na televisão comercial brasileira, e que a presença da TV pública atenua a falha de mercado, ao ampliar a oferta de diversidade de programação, embora não esteja imune ao viés de homogeneização e esteja abaixo do nível socialmente ótimo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses the relationship between market failures in broadcast television in Brazil (public good, externalities, oligopoly and assimetry of information) and the process of program-choice by television stations. Theoretically, it verifies the existence of a homogeneity bias, or duplication bias, in private TV programming in Brazil from an adapted version of Steiner (1952) of a setting with five private broadcast stations, similar to brazilian market configuration. Empirically, it analyses the level of diversity of private television e of TV Brasil, the federal public broadcast television, from a coefficient of diversity of programming as proposed by Steiner, developed to brazilian broadcast market. The coefficient is calculated by the schedule of programming of the five major private television stations and of TV Brasil. The results are discussed in terms of welfare, as proposed by Shy (2001) and seem to confirm the existence of the homogeneity bias. The presence of public broadcast television softens market failure, by raising diversity supply of television programming, although it is not free from the homogeneity bias and remains below social optimum.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.