http://repositorio.unb.br/handle/10482/8134
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2010_JulianaNunesdeAlmeidaCosta.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Efeitos de um circuito de exercícios sensoriais sobre o equilíbrio funcional e a possibilidade de quedas em mulheres idosas |
Other Titles: | Effects of a sensory training circuit on balance and possibility of falls in older women |
Authors: | Costa, Juliana Nunes de Almeida |
Orientador(es):: | Safons, Marisete Peralta |
Assunto:: | Exercícios físicos para idosos Quedas (acidentes) em idosos |
Issue Date: | 31-May-2011 |
Data de defesa:: | 2010 |
Citation: | COSTA, Juliana Nunes de Almeida. Efeitos de um circuito de exercícios sensoriais sobre o equilíbrio funcional e a possibilidade de quedas em mulheres idosas. 2010. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Abstract: | Exercícios físicos auxiliam na melhora do equilíbrio, entretanto há carência de protocolos específicos para trabalhar preventivamente o equilíbrio funcional (EF) e a possibilidade de quedas (PQ) em grupos de idosos da comunidade. O propósito deste estudo foi avaliar o efeito de um Circuito de Exercícios Sensoriais (CES) sobre o EF e a PQ em mulheres idosas. Completaram o estudo 57 idosas, divididas em grupo experimental (G1= 32; 65,61± 4,72 anos) e grupo controle (G2 = 25; 68,41±4,99 anos). G1 praticou 12 semanas de CES (variável independente – VI) composto por 13 estações em forma de circuito. Foram realizadas 2 aulas semanais de 50 minutos de duração (aquecimento = 10 min, CES = 30 min, volta à calma = 10 min). O grau de dificuldade foi progressivo ao longo do treinamento. EF e PQ (variáveis dependentes – VD) foram avaliados antes e depois da intervenção, respectivamente pela Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e pelo Índice de Possibilidade de Quedas (IPQ). Utilizou-se estatística não paramétrica para análise dos dados (Teste U de Mann-Whitney, Teste de Wilcoxon), adotando-se em todos os testes nível de significância de 5% (p≤0,05). G1 apresentou incremento significativo no EF de 2 pontos na EEB (p = 0,001) e redução significativa no IPQ (p = 0,013). Em termos relativos (Δ%) G1 apresentou uma redução de 25% no IPQ em relação ao G2. Estes resultados indicam que a prática de exercícios sensoriais é capaz de melhorar o equilíbrio e diminuir a possibilidade de quedas em idosas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Physical exercises help to improve balance, however there is a lack of specific preventive protocols concerning functional balance (FB) and the possibility of falls (PF) in groups of community-dwelling older adults. The purpose of this study was to evaluate the effect of a Sensory Exercise Circuit (SEC) on the FB and PF in older women. 57 elderly women completed the study, they were divided into experimental group (G1 = 32; 65,61±4,72 years) and control group (G2 = 25; 68,41±4,99 years). G1 practiced 12 weeks of SEP (independent variable - VI) consisting of 13 stations in a circuit. Two classes were conducted twice per week for 50 minutes (warm-up = 10 min, SEP = 30 min, cool-down = 10 min). The difficulty level was increased progressively along the training program. FB and PF (dependent variables - VD) were evaluated before and after the intervention using the Berg Balance Scale (BBS) index and the chance of falls (PFI), respectively. Nonparametric statistical data analysis (Mann-Whitney U test, Wilcoxon test) was used and a significance level of 5% (p≤0,05) was adopted for all tests. G1 showed a significant increase in FB two points in BBS (p = 0,001) and significant reduction in PFI (p = 0,013). In relative terms, G1 showed 25% reduction in PFI in comparison to G2. These results indicate that sensory exercises can improve balance and decrease the risk of falls in elderly women. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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