http://repositorio.unb.br/handle/10482/8142
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_SueleMarquesFagundes.pdf | 708,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação |
Authors: | Fagundes, Suéle Marques |
Orientador(es):: | Feres Neto, Alfredo |
Assunto:: | Professores de educação física Educação física |
Issue Date: | 31-May-2011 |
Data de defesa:: | 2010 |
Citation: | FAGUNDES, Suéle Marques. Educação continuada de professores de educação física da rede pública de ensino do Distrito Federal e sua relação com a mídia-educação. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo investigar se há e quais são os elementos de mídia-educação e, em caso afirmativo, como estariam sendo desenvolvidos nos cursos de educação continuada voltados para professores de Educação Física do Distrito Federal. Diante do cenário atual onde, as novas tecnologias estão cada vez mais presentes, torna-se relevante uma investigação sobre os referidos cursos para que possa ser evidenciada a necessidade de reformulação de alguns aspectos para que os mesmos consigam aproximar as novas tecnologias do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, que consistiu na investigação dos seguintes cursos de formação continuada: “Os paradigmas da Educação Física e suas implicações no processo ensino-aprendizagem” e “Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC”, ambos ofertados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal por meio da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) em parceria com a pós-graduação (lato sensu) em Educação Física Escolar da Universidade de Brasília (UNB). Como instrumentos foram realizadas observações, aplicação de questionários, grupo focal e entrevista semi-estruturada. Os resultados apontaram a utilização das novas tecnologias nos cursos pesquisados, mas em apenas um curso aconteceram discussões mais aprofundadas sobre aspectos de mídia-educação. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This study has as purpose to investigate if there are media education elements and, if it is positive, how it would be developed in the continuing education courses oriented to the Physical Education teachers of the Federal District. In face of the current scenery where new technologies are increasingly present, it is relevant an investigation about referred courses, in order to evidence the reformulation needs of any aspects in the way they can be closer to the new teaching-learning process technologies. It is a qualitative research of descriptive-exploratory nature which is consisted of investigating the following continuing formation courses: “The paradigms of the Physical Education and its implications in the teaching-learning process” and “Education technologies: teaching and learning with the Information and Communication Technologies (ICT)”, both offered by the Education Department of Federal District by means of the Improvement School of the Education Professionals (EAPE) in a partnership with the Post-Graduation (specialization) in the Scholar Physical Education of the University of Brasilia (UNB). As instruments were performed observations, application of questionnaires, focus group and semi-structured interviews. The results conducted to the use of new technologies in the researched courses, but only in a course there were deeper discussions on the aspects media education. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.