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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8144
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Title: Escola e trabalho : análise da percepção dos professores sobre as implicações das mudanças do mundo do trabalho na prática docente
Authors: Rocha, Ana Marílis Guimarães
Orientador(es):: Carvalho, Olgamir Francisco de
Assunto:: Mercado de trabalho
Práticas pedagógicas
Professores
Issue Date: 31-May-2011
Citation: ROCHA, Ana Marílis Guimarães. Escola e trabalho : análise da percepção dos professores sobre as implicações das mudanças do mundo do trabalho na prática docente. 2006. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Gestão Social e Trabalho)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos professores do Ensino Médio da Diretoria Regional de Taguatinga, acerca das mudanças do mundo do trabalho, seus reflexos nas demandas educativas e suas implicações na prática docente, e, verificar se esta percepção se diferencia em função da modalidade de ensino em que atuam: Educação Geral, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico estudado abordou as características e a organização do trabalho, a partir do século XX; os impactos das mudanças do mundo do trabalho na educação; o ensino médio como formador das competências necessárias para o cidadão trabalhador e a imprescindibilidade de preparação dos professores e adequação da escola para enfrentar aos desafios que realidade requer. Em termos metodológicos, utilizou-se a Técnica de Grupo Nominal – TNG – a partir de uma dinâmica de grupo, que permite a obtenção de conhecimentos estruturados apreendidos e normatizados pelo grupo. A fim de facilitar a descrição e comparação dos resultados, foi utilizado, também, um instrumento quantitativo, um questionário, e que contou com o auxílio do Programa SPSS (Statistical Package for the Social Science), versão 11.0. Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados sugerem que os professores, apesar de desconhecerem algumas mudanças importantes que estão acontecendo no mundo do trabalho, demonstraram um alto grau de conhecimento em relação a essas mudanças, as principais demandas educativas decorrentes dessas mudanças e as implicações dessas na prática pedagógica. A comparação dos resultados, a partir das diferentes modalidades de ensino médio, permitiu verificar que independente da modalidade em que atuam, os professores percebem, de forma bastante semelhante, todos os itens das três categorias em estudo. Este fato suscitou reflexões e indica a necessidade de aprofundar os estudos com vistas a elucidar o porquê dessa visão. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to analyze Taguatinga’s Regional Directory secondary education teachers’ perception on world of work changes, their consequences to educational needs and their influence in teaching practice; and also to verify if this perception varies according to the kind of educational program teachers work with: general secondary education, technical education or young and adult education. The studied literature included labor characteristics and organizations since the 20th century; the impact of world of work changes in education; secondary education as competency former needed by nowadays working citizens; essential teacher training programs and school adaptations to face the challenges of contemporary society. The methodology used in this research was Nominal Group Technique – NGT, starting from a dynamic group activity that allowed the obtainment of structured knowledge learned and standardized by the group. In order to facilitate results description and comparison, it was also used a questionnaire as a quantitative instrument supported by 11.0 SPSS (Statistical Package for the Social Science). Results were analyzed by using the content analysis technique. Results suggested that although teachers do not know which are the important changes happening in world of work, they demonstrated high level of understanding related to these changes, the main educational needs coming from these changes and their implications on pedagogical practice. Results comparison among the different kind of secondary education programs made it possible to verify that no matter the kind of program they work with, the teachers’ perception of all items from the three studied categories are all very similar. This fact raised some considerations and indicated the need of deepen studies on the subject in order to elucidate the reason why it happens.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Description: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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