Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8399
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_SimoneSilveiradeAlcântara.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open
Title: Arnaldo Antunes, trovador multimídia
Authors: Alcântara, Simone Silveira de
Orientador(es):: Müller Júnior, Adalberto
Assunto:: Antunes, Arnaldo
Literatura brasileira
Canção popular brasileira
Issue Date: 16-Jun-2011
Citation: ALCÂNTARA, Simone Silveira de. Arnaldo Antunes, trovador multimídia. 2010. 243 f., il. Tese(Doutorado em Literatura brasileira)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Esta pesquisa analisa o projeto poético de Arnaldo Antunes a partir dos estudos de intermedialidade e dos estudos de cultura. Nessa perspectiva, faz-se necessária a compreensão dos contextos da Canção Popular Brasileira, uma vez que a obra do poeta e cancionista requer um exame de sua inserção no contexto musical. Além disso, percebe-se, sobretudo no DVD Ao vivo no estúdio - obra em análise nesta tese -, a performance multimídia do poeta, por meio da qual se evidenciam os cruzamentos entre as mídias que dão suporte às categorias artísticas utilizadas pelo trovador multimídia. Para essa análise, portanto, compreende-se que as mídias são instrumentos fundamentais de observação da sociedade, uma vez que, por meio delas e com elas, os indivíduos podem observar a si mesmos e aos outros, conhecendo novas sensibilidades proporcionadas por novas tecnologias, ou melhor, por novas possibilidades de comunicação. Nesse contexto, são fundamentais para definir um novo horizonte nos estudos literários as ideias de Hans Ulrich Gumbrecht acerca da mídia literatura; de Siegfried J. Schmidt acerca do sistema literário; de Vilém Flusser acerca das imagens técnicas; de Friedrich Kittler acerca dos sistemas de informação; de Marshall McLuhan acerca dos meios como extensões humanas; e, enfim, do medievalista Paul Zumthor acerca da vocalidade e da performance. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research analyses Arnaldo’s Antunes poetical project from the studies of intermediality and media theory, widening, thereby, literature studies to cultural studies. In order to do it, the understanding of the context of Brazilian pop music is needed, since the poet is seen as a songwriter, in which work there are many paths leading to our musical history. Furthermore, it is perceived, especially, in the DVD Arnaldo Antunes no estúdio - the work analyzed in this thesis -, his multimedia performance, by means of the evidence of interlacement among media that support artistic categories used by multimedia troubadour. Thus, to this analysis, media are understood as ways of observation of society, since, by means of them and with them, the individuals can observe themselves and others, knowing new sensibilities provided by new technologies, or better, by new possibilities of communication. In this sense, Ulrich Gumbrecht research on media literature; Siegfried J. Schmidt theory of literary system; Vilém Flusser ideas about a technical images world that needs decoding; Friedrich Kittler essays on system networks; Marshall McLuhan conception of media as extensions; as well as the Paul Zumthor conceptions on body and performance define a new horizon for literary studies.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8399/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.