http://repositorio.unb.br/handle/10482/8600
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_ThiagoAlmeidaGarcia.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | No chão da escola é diferente? : a educação escolar indígena de duas comunidades Chiquitano na fronteira Brasil/ Bolívia |
Auteur(s): | Garcia, Thiago Almeida |
Orientador(es):: | Baines, Stephen Grant |
Assunto:: | Indígenas da América do Sul Educação indígena |
Date de publication: | 22-jui-2011 |
Data de defesa:: | 8-jui-2010 |
Référence bibliographique: | GARCIA, Thiago Almeida. No chão da escola é diferente?: a educação escolar indígena de duas comunidades Chiquitano na fronteira Brasil/ Bolívia. 2010. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Résumé: | Essa dissertação é um estudo comparativo sobre as políticas públicas voltadas aos povos indígenas no Brasil e na Bolívia, tendo como foco a educação escolar. Nela se analisa como se deu o processo de construção das políticas específicas para povos indígenas nos dois países e como a educação escolar indígena se organizou até o seu momento atual, onde o conceito de interculturalidade ocupa espaço central nos discursos dos gestores governamentais e do movimento indígena e indigenista. A partir disso é analisada as especificidades da educação escolar do Povo Indígena Chiquitano nos dois países, com o objetivo de verificar de quais formas, na realidade das comunidades, esse conceito foi incorporado nos discursos das lideranças Chiquitano e como instrumento de rediscussão étnica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work is a comparative study about state politics on indigenous people in Brazil and Bolivia, focusing on education through school. Here we analize how the construction process on specific politics for indigenous people in both countries was made and how the indigenous education through school was organized until the actual moment, when the concept of interculturality occupies central attention in the indigenous and indigenist moviment and governmental men speeches. After that being stablished, our task is to investigate the specificities of this kind of education in the Chiquitano people in both countries, with the intention to verify in which forms, in the communities' reality, this concept has been incorporated in the Chiquitano leaderships' speeches and if it has been incorporated as an instrument of ethnic redefinition. |
Description: | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas, 2010. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.