Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8651
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_ThiagoFernandoSant'annaeSilva.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open
Title: Gênero, história e educação : a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889)
Authors: Silva, Thiago Fernando Sant'Anna e
Orientador(es):: Muniz, Diva do Couto Gontijo
Assunto:: Sexo - diferenças
Educação - Goiás (Estado)
Educação - história
Issue Date: 27-Jun-2011
Citation: SILVA, Thiago Fernando Sant'Anna e. Gênero, história e educação: a experiência de escolarização de meninas e meninos na província de Goiás (1827 - 1889). 2010. 240 f. Tese (Doutorado em História)-Universide de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Na presente tese, nosso objetivo é o de historicizar a experiência de escolarização de meninas e meninos na Província de Goiás no século XIX (1827-1889). Nosso argumento é o de que a escola funcionou como complexa tecnologia social de gênero, produtora/reprodutora dos efeitos de masculino/feminino em corpos, em comportamentos e em relações sociais. Nesse sentido, investigamos as estratégias e as técnicas discursivas mobilizadas no cotidiano escolar, de modo a domesticar, a modelar, a produzir corpos úteis, isto é, educados e civilizados segundo a lógica da partilha desigual de gênero: meninos pra cá, meninas pra lá! Na investigação feita, priorizamos um corpo documental formado por um conjunto de leis, de relatórios, de mensagens presidenciais relativos à instrução pública, de jornais, de literatura memorialística e de viagem, de mapas de frequência de alunos/as, de planos de aula, de fragmentos de livros didáticos e de termos de exames. Na análise realizada, utilizamos conceitos e perspectivas do pensamento da diferença, particularmente de Michel Foucault, bem como da teoria das representações sociais e da epistemologia feminista. Trata-se de abordagem interdisciplinar, ancorada no solo disciplinar da história, no esforço de mostrar como se deu a experiência diferenciada e desigual de escolarização das meninas, em relação à dos meninos, nas escolas de instrução pública primária da Província de Goiás. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this thesis, our objective is to historicize the schooling experience of boys and girls in the Province of Goiás which occurred during in the 19th century (1827-1889). Our argument is that the school has worked as a complex social technology of gender, producing/replicating effects of male/female in bodies, in behaviors and social relations. In this sense, we investigated strategies and discursive techniques mobilized in daily school life, to domesticate, to model, to produce useful bodies, in other words, to educated and civilize individuals, according to the logic of unequal separation of genders: boys over here, girls over there! In research conducted, we selected a set of documents, including a set of laws, narratives reports, presidential messages concerning to public education, newspapers, memoirs and travel literatures, schools attendance records, lesson plans, fragments of textbooks and terms of exam. In the analysis carried, we used concepts and perspective of the theory of difference, particularly Michel Foucault, as well as the social representations theory and feminist epistemology. This is an interdisciplinary study, anchored in the discipline of history, in an effort to show how the differentiated and unequal experience of schooling between girls and boys happened in the primary school education of the public schools in the Province of Goias.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamente de História, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8651/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.