http://repositorio.unb.br/handle/10482/8706
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_FaustaPortoCouto.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Cultura Tecnológica, Juventude e Educação : representações de jovens e adultos sobre inclusão educacional mediada pelas tecnologias. |
Authors: | Couto, Fausta Porto |
Orientador(es):: | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto:: | Educação inclusiva Tecnologia educacional |
Issue Date: | 28-Jun-2011 |
Data de defesa:: | 25-Mar-2011 |
Citation: | COUTO, Fausta Porto. Cultura tecnológica, juventude e educação: representações de jovens e adultos sobre inclusão educacional mediada pelas tecnologias. 2011. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Abstract: | Este trabalho teve por objetivo analisar e compreender o potencial das Novas Tecnologias de Informação, Comunicação e Expressão (NTICE) na promoção da inclusão educacional de jovens e de adultos. Para a compreensão desse processo, este estudo foi desenvolvido no âmbito do Projeto Transiarte, implantado como projeto piloto em escola pública localizada na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. Para tanto, foi adotada a perspectiva metodológica da pesquisa participante, realizada a partir de entrevistas e de registros em diários de anotações (2009/2010), com o objetivo de explicitar representações sociais dos atores do referido projeto. Os resultados da investigação mostram que os alunos participantes do projeto consideraram que o mesmo consiste em um novo processo de aprender; de se relacionar; de dialogar; de participar do processo formativo, interagindo na construção coletiva colaborativa, tudo isso mediado pelas NTICE. Em suas falas, eles evidenciam, ainda, a construção de uma auto-estima elevada pela própria percepção de si e de seu entusiasmo para a obtenção de êxito em seus projetos, que vão desde fazer um curso técnico, um curso superior e/ou aprofundar conhecimentos até educar os filhos. Por fim, reconhecem a escola como um importante espaço de socialização e de possibilidade de ampliação de conhecimentos, mas tecem críticas às condições dos processos formativos tradicionais por não atenderem às suas expectativas como sujeitos inseridos na sociedade da informação. A investigação também considerou a avaliação dos professores e suas perspectivas relacionadas aos resultados do Projeto Transiarte, no que tange à inclusão educacional dos jovens e adultos. Nas falas dos professores, foi possível identificar seu encantamento com a proposta do Transiarte, em função de suas características que propiciam o surgimento de um processo criativo artístico, na construção coletiva, na participação efetiva do aluno, no desafio de propor algo novo: o encontro de duas gerações de modo construtivo e dialógico; alunos jovens e adultos, sujeitos ainda invisíveis para a escola. A pesquisa realizada nos permite refletir sobre a importância da integração das tecnologias à educação, como importante instrumento de capacitação educacional e também profissional de jovens e de adultos, facilitando sua inserção no mundo de trabalho e estabelecendo com o conhecimento uma relação em que eles se percebem como sujeitos do conhecimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed to analyze and understand the potential of New Information Technologies, Communication and Expression (ICTs) in promoting educational inclusion of youth and adults. To understand this process, this study took as its model the Transiarte Project, implemented as a pilot project in a public school located in the Administrative Region of Ceilândia the Federal District. To that end, we adopted methodological approach of participatory research, conducted through interviews and records in daily notes (2009/2010). This analysis was performed under two basic aspects: the first who considered the social representations of young students and adults in terms of their educational inclusion as it participated in the Project Transiarte. For these students, the survey results showed that they considered that this project is a new process to learn, to relate, to dialogue, to participate in the training process, interacting in a collective collaborative, all mediated by the NTICE. In their speech they show also the acquisition of a high self-esteem by their own perceptions of themselves, their enthusiasm to achieve success in their projects, ranging from making a technical course, doing a degree and / or deepen knowledge and educate their children, and finally recognize the school as an important area of socialization and opportunities to increase their knowledge, but criticize the conditions of traditional training processes for not meeting your expectations as a subject included in the information society. The second aspect of this research participants felt the evaluation of teachers and their perspectives related to the results of Project Transiarte, with regard to the educational inclusion of youth and adults. In the speech of the teachers were able to identify his enchantment with the proposal of Transiarte, due to its characteristics that foster the emergence of a creative artistic process, the collective building, effective participation of the student, the challenge of proposing something new: the encounter of two generations of constructive and dialogical; students and young adults, subjects still invisible to the school. Moreover, the research allows us to reflect on the importance of integrating technology education as an important educational tool for training and also training for young people and adults, facilitating their integration into the labor market. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.