http://repositorio.unb.br/handle/10482/8713
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_RosariaDuarteMelo.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Poesia popular em sala de aula : o letramento sob uma perspectiva interdisciplinar |
Authors: | Melo, Rosária Duarte |
Orientador(es):: | Bortone, Márcia Elizabeth |
Assunto:: | Letramento Poesia brasileira Prática de ensino Leitura |
Issue Date: | 28-Jun-2011 |
Data de defesa:: | 19-Jan-2011 |
Citation: | Melo,Rosária Duarte. Poesia popular em sala de aula: o letramento sob uma perspectiva interdisciplinar. 2011. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Abstract: | O presente trabalho visa a mostrar que é possível construir práticas de letramento a partir da
leitura de poemas populares. A primeira seção abrange a perspectiva histórica, apresentando
os elementos de formação da literatura popular brasileira e como esta contribui para as
práticas de leitura em comunidades sertanejas. Além disso, realizar-se-á uma análise de
poemas considerando-se a variação linguística como parte da pluralidade cultural brasileira,
buscando-se uma reflexão acerca da linguagem utilizada pelos poetas e suas semelhanças com
a fala de pessoas escolarizadas. Apresentar-se-á também a interpretação de poemas de
Leandro Gomes de Barros, Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré. A análise levará
em conta a perspectiva da interdisciplinaridade e dos temas transversais, estimulando-se uma
leitura que valorize o contexto sócio-histórico em que os poemas foram produzidos. A última
parte destina-se à apresentação do projeto de leitura que busca inserir a poesia popular em
turmas de 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental de maneira a incorporar os letramentos
múltiplos, valorizando-se a pluralidade cultural e estimulando uma leitura global do texto. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work intends to show that is possible to construct literacy practice as from popular poems. The first section comprehends, the historical perspective, presenting the training elements of Brazilian popular literature and how this contributes to the reading practice in Sertaneja Communities. In addition it will conduct an analysis of poems by considering the language variation as part of the Brazilian cultural plurality, seeking is a reflection on the language used by poets and their similarities with the speech of formal educated people. Will be present too the interpretation of poems by Leandro Gomes de Barros, Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré. The analysis takes into account the perspective of interdisciplinary and cross-cutting themes, encouraging a reading that enhances the sociohistorical context in which the poems were produced. The last part is for the presentation of a reading project that seeks to enter the popular poetry in the 3th and 4th.cycles of basic education in order to incorporate multiple literacies, valuing cultural diversity and fostering an overall reading of the text. |
Description: | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas, 2011. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.