Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Laranjeiras, Cássio Costa | - |
dc.contributor.author | Pôrto, Cleovam da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-28T16:39:57Z | - |
dc.date.available | 2011-06-28T16:39:57Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
dc.date.submitted | 2011-03-30 | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Cleovam da Silva. Espectroscopia: enfrentando obstáculos e promovendo rupturas na inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio. 2011. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8726 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2011. | en |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é discutir aspectos relacionados à Física Moderna e Con-temporânea no Ensino Médio (FMCEM), defendendo e explorando a existência de tensões de natureza pedagógica e epistemológica no processo de ensino e aprendi-zagem, com vistas à construção de transições de natureza curricular. Para além da mera superposição de novos tópicos àqueles já existentes nas grades curriculares convencionais do Ensino Médio, defende-se a perspectiva de que uma releitura dos conteúdos curriculares de Física voltados para esse nível de ensino pode indicar potenciais caminhos para uma abordagem contemporânea, inovadora, dinâmica e contextualizada da Física. A perspectiva educacional de Paulo Freire constitui-se aqui um referencial de natureza pedagógica, que nos permitiu reunir e incorporar elementos dialógicos às nossas reflexões e proposta. No campo mais propriamente epistemológico, fomos norteados pela Epistemologia Histórico-Crítica de Gaston Ba-chelard, em cujas categorias conceituais fomos buscar referências, também constitu-tivas e essenciais ao trabalho didático-pedagógico com a Física. Como exercício aplicativo, na forma de proposição didática, apresentamos uma proposta de Material Didático Instrucional (MDI) de apoio a professores e alunos, no formato de “Lições de Física”, que explora o tema “Espectroscopia”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to discuss some topics of modern and contemporary Physics at the high school level (FMCEM) defending and exploring the existing epis-temological and pedagogical tensions in the teaching learning-process aiming at building curricular transitions. Beyond the superposition of new topics to those al-ready implemented in high school conventional programs we defend that a new ap-proach to their content can point to innovative, dynamic and contextualized visions of Physics. Paulo Freire´s contextualized vision of education is a pedagogic reference that helps us bring and incorporate dialogic elements to our considerations and pro-posal. Gaston Bachelard and his historical-critical epistemology guides us through this field using his categories and concepts that are constitutive and essential to the didactic (teaching)and pedagogic aspects of Physics. We present a Didactic Instruc-tional Material (MDI) as an application exercise in the form of a didactic proposition as a support to teachers and students, in a “Lessons of Physics” format that develops the subject of Spectroscopy. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Espectroscopia : enfrentando obstáculos e promovendo rupturas na inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Análise espectral | en |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Ensino médio | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|