http://repositorio.unb.br/handle/10482/8726
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_CleovamDaSilvaPorto.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Espectroscopia : enfrentando obstáculos e promovendo rupturas na inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio |
Auteur(s): | Pôrto, Cleovam da Silva |
Orientador(es):: | Laranjeiras, Cássio Costa |
Assunto:: | Análise espectral Física - estudo e ensino Ensino médio Professores - formação |
Date de publication: | 28-jui-2011 |
Data de defesa:: | 30-mar-2011 |
Référence bibliographique: | PORTO, Cleovam da Silva. Espectroscopia: enfrentando obstáculos e promovendo rupturas na inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio. 2011. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Résumé: | O objetivo deste trabalho é discutir aspectos relacionados à Física Moderna e Con-temporânea no Ensino Médio (FMCEM), defendendo e explorando a existência de tensões de natureza pedagógica e epistemológica no processo de ensino e aprendi-zagem, com vistas à construção de transições de natureza curricular. Para além da mera superposição de novos tópicos àqueles já existentes nas grades curriculares convencionais do Ensino Médio, defende-se a perspectiva de que uma releitura dos conteúdos curriculares de Física voltados para esse nível de ensino pode indicar potenciais caminhos para uma abordagem contemporânea, inovadora, dinâmica e contextualizada da Física. A perspectiva educacional de Paulo Freire constitui-se aqui um referencial de natureza pedagógica, que nos permitiu reunir e incorporar elementos dialógicos às nossas reflexões e proposta. No campo mais propriamente epistemológico, fomos norteados pela Epistemologia Histórico-Crítica de Gaston Ba-chelard, em cujas categorias conceituais fomos buscar referências, também constitu-tivas e essenciais ao trabalho didático-pedagógico com a Física. Como exercício aplicativo, na forma de proposição didática, apresentamos uma proposta de Material Didático Instrucional (MDI) de apoio a professores e alunos, no formato de “Lições de Física”, que explora o tema “Espectroscopia”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this work is to discuss some topics of modern and contemporary Physics at the high school level (FMCEM) defending and exploring the existing epis-temological and pedagogical tensions in the teaching learning-process aiming at building curricular transitions. Beyond the superposition of new topics to those al-ready implemented in high school conventional programs we defend that a new ap-proach to their content can point to innovative, dynamic and contextualized visions of Physics. Paulo Freire´s contextualized vision of education is a pedagogic reference that helps us bring and incorporate dialogic elements to our considerations and pro-posal. Gaston Bachelard and his historical-critical epistemology guides us through this field using his categories and concepts that are constitutive and essential to the didactic (teaching)and pedagogic aspects of Physics. We present a Didactic Instruc-tional Material (MDI) as an application exercise in the form of a didactic proposition as a support to teachers and students, in a “Lessons of Physics” format that develops the subject of Spectroscopy. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2011. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.