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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8823
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Title: A identidade das empresas que compõem o ISE : uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho
Authors: Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
Orientador(es):: Freire, Fátima de Souza
Assunto:: Empresas - avaliação
Análise de conteúdo
Desempenho - indicadores
Issue Date: 30-Jun-2011
Citation: BARRETO JUNIOR, Eric Adrian Mattos. A identidade das empresas que compõem o ISE: uma métrica para sua verificação e sua relação com indicadores de desempenho. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFRN, Brasília, 2011.
Abstract: Assim como as pessoas possuem uma identidade formada por diversas características, as organizações também têm uma identidade própria. Essa identidade é caracterizada por um conjunto de elementos que se inter-relacionam de acordo com seus objetivos e valores. Tais elementos podem ser classificados em centrais, duradouros e/ ou distintivos. Quando a identidade é gerenciada, uma organização pode obter vantagens (ex.: reter e atrair clientes, manutenção dos fornecedores, permitir aporte de capital) em um ambiente competitivo na medida em que possibilita uma identificação com seus stakeholders. Os indicadores de desempenho obtidos são apropriados para fornecer informações da saúde financeira da empresa. Logo, questiona-se se as empresas que possuem uma maior quantidade de elementos de identidade corporativa em seus relatórios também apresentam indicadores operacionais superiores às demais. A fim de averiguar a possível relação entre identidade e desempenho operacional (financeiros e de mercado), foi realizada uma pesquisa nos demonstrativos contábeis e relatórios administrativos das empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial, no ano de 2010. Por meio da técnica de análise de conteúdo fora possível elencar 56 elementos evidenciados que compõem subgrupos de identidade corporativa (comunicação, design, cultura, comportamento, estrutura, indústria, estratégia, responsabilidade sócio-corporativa e reputação), além da determinante „termo identidade‟ nos relatórios. Os indicadores - ROA, ROE, GAF, endividamento, EVA, lucro por ação, índice preço-lucro e dividendo por ação - foram obtidos a partir das demonstrações financeiras das empresas, extraídas na ECONOMÁTICA. Em seguida, as variáveis (identidade e operacionais) serviram para realizar os testes de média, correlação e regressão. O teste de média deu indícios de que o desempenho é superior para empresas que buscam o gerenciamento de sua identidade total, bem como para o gerenciamento de sua cultura, comportamento, estrutura e responsabilidade sócio-corporativa. Contudo, alertou que o gerenciamento dos elementos que compõe a identidade da indústria da empresa pode reduzir seu desempenho. O teste de correlação entre as variáveis indicou uma correlação positiva entre a identidade total e o desempenho. O mesmo fora observado em relação ao gerenciamento das determinantes design, cultura e comportamento. Contudo, o gerenciamento da indústria e estratégia possui relação inversa com seu desempenho. A partir das regressões constatou-se que há uma relação entre a identidade total e um dos indicadores, o GAF. Os testes obtidos para os modelos utilizando todas as determinantes de identidade e os indicadores de desempenho demonstraram que as determinantes design e responsabilidade sócio-corporativa implicam em um aumento do desempenho da empresa, enquanto que indústria, estratégia, estrutura e a dummie identidade o reduziriam. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Just as people have an identity formed by several characteristics, organizations also have their own identity. This identity is characterized by a set of elements that are interrelated according to their goals and values. These elements can be classified as central, enduring and / or distinctive. When identity is managed, an organization can obtain advantages (eg, retain and attract customers, maintenance suppliers, allowing inflow of capital) in a competitive market as to allows an identification with their stakeholders. The performance indicators obtained are suitable to provide the financial information about the company. Therefore, we questioned if the companies that have a larger amount of corporate identity elements in their reports also present operational indicators higher than the others. In order to investigate the possible relationship between identity and operational performance (financial and market indicators), a survey was conducted in the financial statements and management reports of the companies comprising the 2010 Corporate Sustainability Index. Through the technique of content analysis was possible to list 56 items that comprise corporate identity subgroups (communication, design, culture, behavior, structure, industry, strategy, and social responsibility and corporate reputation) and the determining identity term evidenced in their reports . The indicators - ROA, ROE, GAF, indebtedness, EVA, earnings per assets, price-to-earnings and dividend per share - were obtained from the companies' financial statements, taken in ECONOMÁTICA. Although, the variables (identity and operational) were used to perform the average, correlation and regression tests. The average test gave evidence that the performance is higher for companies seeking to manage their total identity as well as the management of their culture, behavior, structure, and corporate and social responsibility. However, he warned that management of the elements that comprise the identity of the industry identity may reduce its performance. The correlation test between the variables showed a positive correlation between total identity and performance. The same was observed in relation to the management of the determinants design, culture and behavior. However, the management of the strategy and industry identity has an inverse relationship with performance. From the regressions it was found that there is a relationship between total identity and one of indicators, GAF. The tests obtained for models using all the identity determinants and performance indicators showed that the determinants design, corporate and social responsibility implies an increase in the company's performance, while industry, strategy, structure and the dummy identity reduce it.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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