Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/893
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_CatalogacaoAtividadeProfissionalEspecializada.pdf156,43 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A catalogação como atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário
Autre(s) titre(s): Cataloging as a specialized professional activity and object of academic learning
La catalogación como actividad profesional especializada y objeto de una asignatura académica
Auteur(s): Baptista, Dulce Maria
Assunto:: Catalogação
Normas
Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR)
Tecnologia da informação e da comunicação
Metadados
Date de publication: 2006
Référence bibliographique: BAPTISTA, Dulce Maria. A catalogação como atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário. Inforamação & Informação, Londrina, v. 11, n. 1, 2006.
Résumé: A catalogação é considerada em seu duplo aspecto de atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário. A partir da mudança de paradigma – do tamanho das coleções ao acesso à informação – ocorrida no século XX, analisam-se os desdobramentos e perspectivas da catalogação em função dos avanços tecnológicos, bem como da abrangência da formação universitária e da necessidade constante de treinamento. Diante das dificuldades do ensino da disciplina, e em face das mudanças apontadas, torna-se necessário, entre outros aspectos, um equilíbrio bem dosado entre fundamentação e prática. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Cataloging is considered in its double aspects as a specialized professional activity and as an object of academic learning. Considering the paradigm change – from collection size to information access – that took place in the XX century, outcomes and prospects in cataloging are analized, having in view the technological advances, as well as the scope of academic education and the need of continuous training in this field. Regarding some limitations in cataloging education and due to the changes that are pointed out, it becomes necessary, among others factors, to find the best balanced education, both in terms of theoretical framework and in terms of practice. __________________________________________________________________________________ RESUMEN
La catalogación es considerada bajo sus dos aspectos de actividad profesional especializada y objeto de enseñanza universitaria. A partir de la mudanza de paradigma – desd el tamaño de las colecciones al acceso a la información – ocurrida en el siglo XX, se analisan los desdo- blamientos y perspectivas de la catalogación en función de los avances tecnológicos, así como de la amplitud de la formación universitaria y de la necesidad constante de entreinamiento. Ante las dificultades de la enseñanza de la asignatura y de los cambios señalados, se hace necesario, entre otros aspectos, un equilibrio entre fundamentación y práctica.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/893/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.