Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8963
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JanainaMouraodeCiganda.pdf688,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação ambiental na formação do pedagogo : um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica
Autor(es): Ciganda, Janaina Mourão de
Orientador(es): Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto: Professores - formação
Educação ambiental
Data de publicação: 7-Jul-2011
Referência: CIGANDA, Janaina Mourão de. Educação ambiental na formação do pedagogo: um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica. 2010. ix, 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo lançar um olhar sobre como acontece a formação em educação ambiental dos graduandos do curso de Pedagogia que atuaram e atuam no Projeto Água como Matriz Ecopedagógica - PAME e sobre a contribuição da educação ambiental na formação do pedagogoEssa pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso fazendo uso de uma diversidade de métodos na coleta e análise interpretativa dos dados. A investigação foi realizada a partir dos seguintes procedimentos: análise documental dos trabalhos de final de curso e dos relatórios de estágio dos estudantes que desenvolveram suas monografias a partir das experiências vividas no projeto Água como Matriz Ecopedagógica; questionário eletrônico enviado aos egressos do PAME e autores dos trabalhos analisados e de uma roda de conversa semi estruturada com o mesmo grupo de egressos. A costura teórica acontece pela ótica da complexidade e de uma epistemologia transdisciplinar que favorece a compreensão dos fenômenos nos múltiplos aspectos que o compõem e que integram a implicação do pesquisador e da intersubjetividade no processo de pesquisa. Os dados encontrados confirmam que o trabalho em educação desenvolvido pelo PAME integrando valores, princípios ecopedagógicos e práticas reflexivas que promovem um processo de transformação das pessoas, das instituições e das relações envolvidas no processo e de que a educação ambiental em uma abordagem transversal é um componente fundamental na formação do pedagogo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.