http://repositorio.unb.br/handle/10482/9112
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_RenataSouzaSilva.pdf | 642,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Os professores pioneiros do Distrito Federal : história e memória da profissão docente |
Autor : | Silva, Renata Souza |
Orientador(es):: | Pereira, Eva Waisros |
Assunto:: | Professores - história - Distrito Federal (Brasil) Educadores - Distrito Federal (Brasil) |
Fecha de publicación : | 18-jul-2011 |
Data de defesa:: | feb-2010 |
Citación : | SILVA, Renata Souza. Os professores pioneiros do Distrito Federal: história e memória da profissão docente. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumen : | O presente estudo teve como objetivo principal reconstituir e analisar a trajetória profissional, histórias e memórias dos professores pioneiros do Distrito Federal. O recorte histórico do estudo abrange o período em que esses professores chegaram à Brasília, entre os anos de 1957 e 1960. O corpus da pesquisa foi constituído por nove entrevistas de professoras primárias da escola pública do Distrito Federal que atuaram diretamente em sala de aula. As entrevistas utilizadas na pesquisa foram obtidas junto ao acervo do Grupo de Pesquisa "Educação Básica Pública no Distrito Federal - 1956/1964: Origens de um Projeto Inovador". A metodologia adotada foi baseada na história nova, cuja perspectiva nos possibilitou construir culturalmente o objeto, buscando ampliar a concepção de fonte histórica para além dos documentos escritos. Assim, as narrativas dos professores, mesmo tendo sido transcritas, conservaram as características de um documento oral. A análise das entrevistas inicialmente isoladas e depois reagrupadas possibilitou-nos inferir quatro categorias relacionadas ao trabalho docente, a organização do ensino, a formação e a valorização dos professores e a escola. O estudo da história profissional das professoras pioneiras foi uma tentativa de compreender as relações sociais a partir das condições concretas de trabalho da época, situando suas vozes quanto ao sentido e significado dado ao seu próprio trabalho e ao contexto histórico, político e econômico em que estavam inseridas. Condições essas marcadas por traços de proletarização e profissionalidade, representativas do contraste entre a precarização da atividade docente e o modelo de um sistema educacional inovador proposto à época. Por fim, este estudo deixa abertas novas possibilidades de pesquisas que podem gerar outras compreensões da história profissional docente em seus diferentes aspectos, pois certamente a história continuará sendo reescrita. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed to reconstruct and analyze the career, stories and memories of the pioneering teachers of the Distrito Federal, Brazil. This historical study covers the period in which these teachers came to Brasilia, between the years of 1957 and 1960. The corpus of the research consisted of interviews of nine primary teachers of public schools in the Distrito Federal who worked directly in the classroom. The interviews analyzed were obtained from the collection of the research group "Public Basic Education in the Distrito Federal - 1956/1964: Origins of an Innovative Project." The methodology adopted was based on the new history perspective, enabling us to culturally construct the study object, expanding the conception of historical sources for beyond written documents. Thus, the teachers‟ narratives, even though transcribed, have not lost the characteristics of an oral registry. The analysis of the interviews allowed us to infer four categories related to teaching, teachers training, teachers standing, organization of education and school. The study of the professional history of pioneering teachers was an attempt to understand the social relationships given the actual work conditions of that time, contextualizing historically, politically and economically their voices on the meaning and the sense given to their own work. These work conditions were marked by traces of proletarianization and professionalism, representing the contrast between the precarization of teaching activity and the model of an innovative educational system proposed at the time. Finally, this study opens new possibilities for research that may lead to other understandings of the teachers‟ history in its different aspects, once history will surely be rewritten. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.