Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9277
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_RodrigoDutraSilveiraMonteiro.pdf3,5 MBAdobe PDFView/Open
Title: Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino
Authors: Monteiro, Rodrigo Dutra Silveira
Orientador(es):: Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto:: Ondas eletromagnéticas
Física - estudo e ensino
Issue Date: 23-Sep-2011
Citation: MONTEIRO, Rodrigo Dutra Silveira. Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino. 2011. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasilia 2011.
Abstract: O ensino de Física nas escolas torna-se maçante e pouco atrativo na medida em que é praticado fora de contexto, sem ligação com os elementos que motivam a própria existência da ciência. Direcionar o ensino de Física para o fim social, tornando o conhecimento útil ao usuário por meio de vínculos com temas relevantes é imperativo. Nesse trabalho de pesquisa propomos a utilização de temas de relevância social, pela abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), familiares aos estudantes, para o estudo dos temas científicos relacionados. Como exemplo, aplicamos as tecnologias utilizadas pela perícia forense para abordar os conteúdos relativos à “Radiação Eletromagnética”. Para o desenvolvimento desse estudo fundamentamos na teoria sócio-histórica de Vygostsky o referencial teórico. O projeto de pesquisa foi desenvolvido em uma escola de ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal com uma turma de voluntários do 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes que participaram do projeto responderam um pré e um pós-teste com o objetivo de se verificar o aumento na compreensão dos conceitos abordados. A partir da análise dos dados colhidos, concluímos ser possível afirmar que o método pôde contribuir para o desenvolvimento dos conceitos por nós abordados. Faz parte dessa dissertação os diapositivos (slides) utilizados nas aulas, o planejamento de cada aula contendo os objetivos de cada aula, a carga horária necessária e a atividade desenvolvida, além das atividades avaliativas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The teaching of physics in schools becomes dull and unattractive as it is practiced out of context, no connection with the elements that motivate the self-existence of science. Direct the teaching of physics to the social order, making knowledge useful to the user through links with relevant issues is imperative. In this research work proposes the use of themes of social relevance by addressing STS (Science-Technology-Society), familiar to students, to study scientific subjects related. As an example, we use the technologies used by forensic expertise to tackle the content relating to "Electromagnetic Radiation". To develop this study used the social-historical theory of Vygotsky as referential. The research project was developed in a high school in the public schools of the Federal District with a group of volunteers from the 3rd year of high school. Students who participated in the project answered a pre-and post-test in order to verify the increased understanding of the concepts covered. From the analysis of data collected, we believe we can affirm that the method could contribute to the development of the concepts we discussed. Part of this dissertation the slides used during lessons, each lesson plan with objectives for each lesson, the workload required and the activity undertaken, in addition to evaluation activities.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física/Instituto de Química, 2011
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9277/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.