Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/9308
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2011_RebecaGougetSergioMiranda.pdf1,51 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A influência dos termos de troca na estrutura da tarifa de importação brasileira
Auteur(s): Miranda, Rebeca Gouget Sérgio
Orientador(es):: Pinto, Maurício Barata de Paula
Assunto:: Comércio internacional - Brasil
Importação
Relações exteriores
Tarifas alfandegárias - Brasil
Date de publication: 28-sep-2011
Référence bibliographique: MIRANDA,Rebeca Gouget Sérgio.A influência dos termos de troca na estrutura da tarifa de importação brasileira. 2011. vii, 95 f. Dissertação (Mestrado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Résumé: Embora os benefícios do livre comércio sejam conhecidos, os países continuam adotando tarifas e outras medidas protecionistas. Existem vários argumentos para sua existência: necessidade de receitas, proteção à indústria nascente, defesa nacional, tarifa endógena, melhora nos termos de troca, entre outros. O objetivo geral deste trabalho é verificar se as tarifas de importação brasileiras podem ser explicadas pelo argumento dos termos de troca. Para tanto foram utilizadas duas metodologias: abordagem por meio de estimativas das curvas de oferta e demanda de importações e a abordagem de estruturas de mercado de Organização Industrial. Para duas metodologias distintas obtivemos o mesmo resultado: de que o Brasil, apesar de possuir poder de mercado para alguns bens, não procura explorá-lo ao adotar tarifas.
Description: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2011.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9308/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.