http://repositorio.unb.br/handle/10482/9315
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_MarcosPauloBogossian.pdf | 7,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Entraves portuários na movimentação de contêineres : plataforma de análise comparativa |
Otros títulos : | Ports operations barriers : comparative plataform to analysis |
Autor : | Bogossian, Marcos Paulo |
Orientador(es):: | Fortes, José Augusto Abreu Sá |
Assunto:: | Portos - administração |
Fecha de publicación : | 28-sep-2011 |
Data de defesa:: | 30-jun-2011 |
Citación : | BOGOSSIAN, Marcos Paulo. Entraves portuários na movimentação de contêineres: plataforma de análise comparativa. 2011. 284 f, il. Tese (Doutorado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumen : | Nesta tese a teoria geral de sistemas e a análise de processos são utilizadas para investigar a operação de um terminal de contêineres no Brasil e identificar seus entraves operacionais. Os procedimentos empregados no terminal portuário foram desmembrados em subsistemas operacionais e econômicos com o intuito de classificar os entraves dentro de uma organização hierárquica. Partiu-se do principio de que, em seu processo evolutivo, os terminais portuários incorporaram elementos diferenciados e restrições de ambiência, transformando-se em organizações complexas com sistemas operacionais únicos. A partir da abordagem sistêmica por atividade, concluiu-se que, por meio do reducionismo, a análise de processos e a padronização de procedimentos são ferramentas viáveis para comparar segmentos operacionais; é possível até, em alguns casos, obter novos marcos de referência. Desta forma, concluiu-se que a definição de uma plataforma de análise facilita a gestão, a programação de operações e a hierarquização das áreas portuárias. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT In this thesis the general theory of systems and the process analysis approach were used to assess the operations of a container terminal in Brazil and identify barriers to the use of best practices. The procedures applied within the container terminal were separated into operational and economic subsystems in order to classify these barriers within a hierarchical organization. It was assumed that during their development port terminals have incorporated various elements and environmental restrictions, becoming complex organizations with unique operating systems. The reductionist and systemic analysis of the activities concluded that process analysis and the standardization of procedures are feasible tools for use when comparing operating segments and can, in some cases, lead to the definition of new benchmarks. The main conclusion is that the use of an analytical platform simplifies management, operational programming and the classification of port areas within a hierarchy. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.