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Título: Cidade e natureza : tecendo redes no processo de gestão ambiental
Autor(es): Sá, Laís Maria Borges de Mourão
Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
Assunto: Gestão ambiental - Brasília (DF)
Redes solidárias
Educação ambiental
Impacto ambiental - Brasília (DF)
Ecologia humana
Ética ambiental
Data de publicação: Jan-2003
Referência: SÁ, Laís Maria Borges de Mourão; MAKIUCHI, Maria de Fátima Rodrigues. Cidade e natureza: tecendo redes no processo de gestão ambiental. Sociedade e Estado, Brasília, v. 18, n. 1/2, p. 89-113, jan./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69922003000100006&script=sci_arttext>. Acesso em: 03 out. 2011. doi http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922003000100006.
Resumo: As relações cidade/natureza a partir da abordagem sociopolítica da gestão ambiental são tema deste artigo. Tendo o Distrito Federal como recorte, e, em especial, a área compreendida pela sub-bacia do Riacho Fundo, a partir de uma abordagem sócio-histórica do processo de urbanização de Brasília, enfatizam-se os impasses gerados pelo impacto urbano sobre os recursos hídricos locais e o papel desempenhado pela sociedade civil e poder público, na regulação da dinâmica socioambiental urbana. É apontada a necessidade de se construir um saber ambiental que integre e ultrapasse a racionalidade instrumental e disjuntiva da visão moderna e acione as possibilidades de emergência de novas formas de construção de conhecimento e estratégias de ação. Nessa perspectiva, a integração da dimensão educativa no espaço político é condição de um efetivo surgimento de alternativas viáveis às questões ambientais concretas. A experiência de formação de redes solidárias é discutida como possibilidade de emergência de novos sujeitos coletivos e como prática de articulação entre saberes locais e científicos orientados a uma práxis responsável.
Abstract: The relationship between city/nature, from social-political approach, is the main idea of this article. The analysis of the Distrito Federal and specifically the sub-basin of Riacho Fundo demonstrates the social-historical process of Brasília urbanization emphasizing the dilemas brought from the urban impact on the local hidric resources. The article also studies the role developed by civil society and goverment in the management of the urban environment dynamics. The needs to build an environmental knowledge which integrates and crosses the instrumental rationality and disruptive modern vision, is expected to bring new possibilities of knowledge and strategies of action. As a new perspective, the educational dimension can deal at this political space emerging new alternatives to this environmental dilema. To build solidary-group-network is discussed as a possibility to the emergence of a new colective use of local and cientific knowledge as a responsable praxis.
Résumé: Cet article traite des relations ville/nature à partir de l´abordage socio-politique de la gestion environementale. En examinant le cas du District Federal, et plus particulièrement le sousbassin du Riacho Fundo, notre travail s’articule autour d’un abordage socio-historique du processus d’urbanisation de Brasília, qui fait ressortir les impasses créées par l’impact urbain sur les ressources locales en eau et le rôle joué par la société civile et les pouvoirs publics sur la régulation de la dynamique socio-environementale urbaine.Il est indiqué la réalité de se construire un savoir environemental qui intègre e dépasse la rationalité instrumentale et disjonctive de la vision moderne et puisse provoquer l’émergence de nouvelles formes de construction de la connaissance et de stratégies d´action. Dans cette perspective, l’intégration de la dimension éducative dans l’espace politique est la condition pour que surgissent effectivement des alternatives viables aux questions environementales concrètes. L’expérience de formation de réseaux solidaires est discutée en tant que possibilité d’emergence de nouveaux sujets collectifs et comme pratique d’articulation entre savoirs locaux et scientifiques liés à une praxis responsable.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922003000100006
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