Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9374
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_GustavoCarvalhoParanhos.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorYamashita, Yaeko-
dc.contributor.authorParanhos, Gustavo Carvalho-
dc.date.accessioned2011-10-04T12:50:47Z-
dc.date.available2011-10-04T12:50:47Z-
dc.date.issued2011-10-04-
dc.date.submitted2011-08-02-
dc.identifier.citationPARANHOS, Gustavo Carvalho. Avaliação da configuração de redes de transporte público urbano por meio de indicadores. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Trasnportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9374-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2011.en
dc.description.abstractO transporte público urbano tem como resultado finalístico a garantia do deslocamento das pessoas, dentro das cidades, de modo que elas possam atender suas necessidades de sobrevivência. No entanto, no Brasil as redes de transporte público urbano não são planejadas de forma a interligar de forma eficiente e eficaz os pontos importantes que demandam os deslocamentos dentro das cidades, justamente aqueles que permitem aos indivíduos cumprir com suas obrigações. Por outro lado, os indicadores são frequentemente empregados como poderosas ferramentas de auxílio ao planejamento e à tomada de decisões, sobretudo no setor público. Por tudo isso, é necessário desenvolver um sistema de avaliação baseado em indicadores que permitam avaliar a configuração das redes de transporte público urbano. Utilizando uma metodologia de elaboração de um sistema de indicadores, o trabalho seleciona alguns índices existentes na literatura científica e outros criados ao longo da Dissertação e os aplica em um estudo de caso em uma hipotética cidade brasileira. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe objective of urban public transportation is to allow movement of people so they can satisfy their needs. However, in Brazil the urban public transport networks are not planned to interconnect efficiently and effectively the points that demand trips across cities which are, in fact, those ones that allow individuals to meet their obligations. On the other hand, indicators are often used as powerful tools to aid planning and decision making, especially in the public sector. For all these reasons, it is necessary to develop an evaluation system based on indicators to evaluate the configuration of urban public transportation networks. By using a methodology of developing a system of indicators some actual indexes in scientific literature are picked up and other indexes are created along this Dissertation. Then, the indicators are applied in a case study in a hypothetical city in Brazil.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação da configuração de redes de transporte público urbano por meio de indicadoresen
dc.title.alternativeEvaluation of configuration of urban public transportation networks through indicatorsen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEngenharia de transportesen
dc.subject.keywordTransporte urbanoen
dc.subject.keywordTransportes coletivosen
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9374/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.