http://repositorio.unb.br/handle/10482/9374
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_GustavoCarvalhoParanhos.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação da configuração de redes de transporte público urbano por meio de indicadores |
Outros títulos: | Evaluation of configuration of urban public transportation networks through indicators |
Autor(es): | Paranhos, Gustavo Carvalho |
Orientador(es): | Yamashita, Yaeko |
Assunto: | Engenharia de transportes Transporte urbano Transportes coletivos |
Data de publicação: | 4-Out-2011 |
Data de defesa: | 2-Ago-2011 |
Referência: | PARANHOS, Gustavo Carvalho. Avaliação da configuração de redes de transporte público urbano por meio de indicadores. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Trasnportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O transporte público urbano tem como resultado finalístico a garantia do deslocamento das pessoas, dentro das cidades, de modo que elas possam atender suas necessidades de sobrevivência. No entanto, no Brasil as redes de transporte público urbano não são planejadas de forma a interligar de forma eficiente e eficaz os pontos importantes que demandam os deslocamentos dentro das cidades, justamente aqueles que permitem aos indivíduos cumprir com suas obrigações. Por outro lado, os indicadores são frequentemente empregados como poderosas ferramentas de auxílio ao planejamento e à tomada de decisões, sobretudo no setor público. Por tudo isso, é necessário desenvolver um sistema de avaliação baseado em indicadores que permitam avaliar a configuração das redes de transporte público urbano. Utilizando uma metodologia de elaboração de um sistema de indicadores, o trabalho seleciona alguns índices existentes na literatura científica e outros criados ao longo da Dissertação e os aplica em um estudo de caso em uma hipotética cidade brasileira. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of urban public transportation is to allow movement of people so they can satisfy their needs. However, in Brazil the urban public transport networks are not planned to interconnect efficiently and effectively the points that demand trips across cities which are, in fact, those ones that allow individuals to meet their obligations. On the other hand, indicators are often used as powerful tools to aid planning and decision making, especially in the public sector. For all these reasons, it is necessary to develop an evaluation system based on indicators to evaluate the configuration of urban public transportation networks. By using a methodology of developing a system of indicators some actual indexes in scientific literature are picked up and other indexes are created along this Dissertation. Then, the indicators are applied in a case study in a hypothetical city in Brazil. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.