Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9486
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_FlavioAmbrosioCampos.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Utilização de um objeto de aprendizagem sobre aquecimento global como recurso didático em uma escola de ensino médio na disciplina de física
Autor : Campos, Flávio Ambrósio
Orientador(es):: Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto:: Física - estudo e ensino
Aquecimento global
Aprendizagem - estudo e ensino (Segundo grau)
Tecnologia educacional
Fecha de publicación : 19-oct-2011
Citación : CAMPOS, Flávio Ambrósio. Utilização de um objeto de aprendizagem sobre aquecimento global como recurso didático em uma escola de ensino médio na disciplina de física. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília.
Resumen : Esse trabalho mostra como um objeto de aprendizagem utilizado com estudantes de ensino médio pode influenciar no processo de resolução de um problema. Os recursos da informática, na forma de objetos de aprendizagem, funcionam como um facilitador, na identificação do problema, na compreensão das regras em vigor e na explicitação dos objetivos a serem atingidos. A interatividade característica dos objetos de aprendizagem possibilita operações nos estados intermediários do problema, até se chegar ao objetivo final. Para o estudante representam uma ajuda na compreensão, organização e realização de tarefas, e para o professor significam um recurso didático considerável. O problema que se apresenta a ser resolvido pelo estudante é minimizar os efeitos do aquecimento global, simulando a evolução da temperatura média global em função do tempo, das variações das concentrações dos gases de efeito estufa e das variações na área de cobertura vegetal da Terra; com objetivo de verificar um mecanismo que funcione como atenuador do aumento da temperatura média global, o reflorestamento. Verificou-se que a contribuição foi positiva para a aprendizagem de estudantes, auxiliando-os na compreensão do problema, na apropriação dos objetivos pelos estudantes e na concepção de operações que estrategicamente levam à meta final. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work shows how a learning object for use with high school students can influence the process of solving a problem. Computer resources in the form of learning objects, act as a facilitator in problem identification, understanding of existing rules, and to clearly define the goals. The interactivity characteristic of learning objects enables operations in intermediate states of the problem. For students, they represent help in understanding, organizing and performing tasks, with a significant teaching resource. The problem to be solved by the student is to minimize the effects of global warming, simulating the evolution of global average temperature versus time, the variations in concentrations of greenhouse gases and changes in the area of vegetation on Earth, aimed at testing a mechanism that acts as attenuator of increased global average temperature, reforestation. It was found that the contribution was positive for learning, facilitating the understanding of the problem, ownership of objectives and design of operations to strategically reach the final goal.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, Física e Biologia, 2010.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9486/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.