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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9497
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Titre: Da arquitetura da ordem à cartografia da loucura : a história de um asilo manicomial em Cuiába (1931-1979)
Auteur(s): Guedes, Simone Cordeiro Costa
Orientador(es):: Kuyumjian, Marcia de Melo Martins
Assunto:: Loucura
Hospitais psiquiátricos
Eugenia
Aconselhamento psiquiátrico
História social
Date de publication: 19-oct-2011
Référence bibliographique: GUEDES, Simone Cordeiro Costa. Da arquitetura da ordem à cartografia da loucura : a história de um asilo manicomial em Cuiába (1931-1979). 2010. 254 f., il. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Résumé: Esta tese trata da construção do processo de institucionalização da loucura em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, ocorrida no início da década de 1930 do século passado. Trata também das práticas, dos discursos e da construção dos saberes sobre esse objeto, divisando a apreensão dos sentidos e dos significados constituídos. O ponto de partida para a realização deste trabalho foi a disposição de compreender o processo instituinte da cidade civilizada, pautada nos preceitos higienistas e eugênicos para a construção ideal da nação brasileira. Nessa mesma operação, visualizaram-se aqueles desvios sociais mediados pela imposição da ordem e da norma. Engendrada nessa referência, estacionava a loucura. Constituído anteriormente a um processo de saber, mas caracterizado como espaço de poder e de isolamento social, emerge o asilo manicomial, espaço adotado com a perspectiva de acolher e de assistir a loucura. Conferindo inventividade no conhecimento sobre a loucura, surge a psiquiatria, que a transforma em doença mental. Ressonâncias do discurso psiquiátrico modificaram os sentidos conferidos à loucura, e o espaço asilar institucional atribuiu a ela os seus significados. Nesse contexto, as práticas institucionais do Hospital Adauto Botelho, em Cuiabá, foram revisitadas em fontes documentais e em narrativas de vários atores que compuseram o cenário manicomial, possibilitando compreender os fatos cotidianos, as representações e os discursos que foram instaurados e consolidados por meio das práticas culturais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis is about construction process of institutionalization of madness at Mato Grosso State, Cuiabá, happened in start of the decade 1930, past century. It’s about the practices, the discourses and construction’s knows about this object too, devising the apprehension of the senses and the significations consisted. The starting point for the realization of this work was the disposition to comprehend the instituting process of civilized city ruled in the hygienicists and eugenics precepts for ideal construction of Brazilian nation. In the same operation, were visualized those socials deviations mediated by imposition of order and norm. The madness was engendered in this reference. Formed previous one process of knowing, but characterized with space of power and social isolation, appear the mad house, space ascribed with perspective of receive and help the madness. Checking ingenuity in understanding about madness, appear the psychiatry transforming in mental illness. Resonances of psychiatric discourse changed the meanings of madness, and asylums institutional space allocated meanings to it. In this context, the institutional practices of the Adauto Botelho Hospital, Cuiabá, were revisited in documentary sources and narratives of various actors who made up the hospice setting. Thus, it was possible to comprehend daily facts, representations and discourses that were established and consolidated through cultural practices.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Departamento de História, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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