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dc.contributor.authorCosta, Everaldo Batista da-
dc.contributor.authorScarlato, Francisco Capuano-
dc.date.accessioned2011-10-31T11:05:14Z-
dc.date.available2011-10-31T11:05:14Z-
dc.date.issued2009-01-
dc.identifier.citationCOSTA, Everaldo Batista da; SCARLATO, Francisco C. As fases de (re)produção do patrimônio cultural brasileiro: interpretação e valoração da paisagem urbana da gênese colonial à mercantilização das cidades históricas no Brasil. OLAM: Ciência & Tecnologia, Rio Claro, ano 9, v. 9, n. 1, p. 8-47, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/2585/2645>. Acesso em:en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9549-
dc.description.abstractCom uma abordagem crítica, o presente artigo visa a apontar quatro distintas e consecutivas fases de interpretação e valoração da paisagem urbana histórica, no Brasil. Entendemos, pois, que essa interpretação e valoração partem do Estado, em um primeiro momento, e do Estado atrelado ao mercado, no segundo instante, quando as cidades históricas brasileiras são açambarcadas pela “indústria” do turismo denominado cultural. A abordagem, então, enaltece a importância da Geografia – por sua vertente crítica – na análise do processo de mercantilização do patrimônio cultural, pois somente a partir da dimensão espaço-tempo – que engloba, dialeticamente, a cultura, a economia, a política e a sociedade – poderemos ultrapassar o mundo sensível e desmantelar a aparente independência dos fenômenos referentes aos bens culturais e naturais do mundo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractWith a critical approach, this article points out four distinct and consecutive phases of the Brazilian historic urban landscape interpretation and valuation. We understand that, this interpretation and valuation parts, in a first place, from the State, and in a second place, the State attached to the market, when the Brazilian historical cities are grasped by the so called cultural “tourism”. The approach brings the geography importance – by its critical strand – on the merchandising process analysis of the cultural heritage, because only by the space-time dimension – that includes, dialectically, the culture, the politics, economy and society – we can overcome the sensitive world and dismantle the apparent phenomenal independence for the world’s cultural and natural goods.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAs fases de (re)produção do patrimônio cultural brasileiro : interpretação e valoração da paisagem urbana da gênese colonial à mercantilização das cidades históricas no Brasilen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordCidades históricasen
dc.subject.keywordProdução simbólica do patrimônioen
dc.subject.keywordProjeção inicial do patrimônioen
dc.subject.keywordCenarização progressiva do patrimônioen
dc.subject.keywordGênese colonial do patrimônioen
dc.subject.keywordPatrimônio culturalen
dc.rights.licenseA OLAM - Ciência & Tecnologia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1982-7784 - está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5). Fonte: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/index. Acesso em: 31 out. 2011.en
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