http://repositorio.unb.br/handle/10482/9549
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Costa_Scarlato_2009_Patrimonio.pdf | 876,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | As fases de (re)produção do patrimônio cultural brasileiro : interpretação e valoração da paisagem urbana da gênese colonial à mercantilização das cidades históricas no Brasil |
Autor : | Costa, Everaldo Batista da Scarlato, Francisco Capuano |
Assunto:: | Cidades históricas Produção simbólica do patrimônio Projeção inicial do patrimônio Cenarização progressiva do patrimônio Gênese colonial do patrimônio Patrimônio cultural |
Fecha de publicación : | ene-2009 |
Citación : | COSTA, Everaldo Batista da; SCARLATO, Francisco C. As fases de (re)produção do patrimônio cultural brasileiro: interpretação e valoração da paisagem urbana da gênese colonial à mercantilização das cidades históricas no Brasil. OLAM: Ciência & Tecnologia, Rio Claro, ano 9, v. 9, n. 1, p. 8-47, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/2585/2645>. Acesso em: |
Resumen : | Com uma abordagem crítica, o presente artigo visa a apontar quatro distintas e consecutivas fases de interpretação e valoração da paisagem urbana histórica, no Brasil. Entendemos, pois, que essa interpretação e valoração partem do Estado, em um primeiro momento, e do
Estado atrelado ao mercado, no segundo instante, quando as cidades históricas brasileiras são açambarcadas pela “indústria” do turismo denominado cultural. A abordagem, então, enaltece a importância da Geografia – por sua vertente crítica – na análise do processo de mercantilização do patrimônio cultural, pois somente a partir da dimensão espaço-tempo – que engloba, dialeticamente, a cultura, a economia, a política e a sociedade – poderemos
ultrapassar o mundo sensível e desmantelar a aparente independência dos fenômenos
referentes aos bens culturais e naturais do mundo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT With a critical approach, this article points out four distinct and consecutive phases of the Brazilian historic urban landscape interpretation and valuation. We understand that, this interpretation and valuation parts, in a first place, from the State, and in a second place, the State attached to the market, when the Brazilian historical cities are grasped by the so called cultural “tourism”. The approach brings the geography importance – by its critical strand – on the merchandising process analysis of the cultural heritage, because only by the space-time dimension – that includes, dialectically, the culture, the politics, economy and society – we can overcome the sensitive world and dismantle the apparent phenomenal independence for the world’s cultural and natural goods. |
Licença:: | A OLAM - Ciência & Tecnologia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1982-7784 - está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5). Fonte: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/index. Acesso em: 31 out. 2011. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.