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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/9552
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Titre: Controle social e a narrativa moralizante do telejornalismo
Auteur(s): Rossy, Elizena de Jesus Barbosa
Orientador(es):: Moura, Dione Oliveira
Assunto:: Telejornalismo - aspectos sociais
Date de publication: 31-oct-2011
Référence bibliographique: Rossy, Elizena de Jesus Barbosa. Controle social e a narrativa moralizante do telejornalismo. 2011. 230 f. Tese (Doutorado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Résumé: Separar a opinião dos fatos sempre foi um dos propósitos basilares do jornalismo, dentro do seu ideário de buscar, como filtro de qualidade e idoneidade, manter-se sob a égide da trilogia: objetividade, imparcialidade e neutralidade. No Brasil, no entanto, como se não bastasse ocupar o status de “horário nobre” (paralelamente às novelas), os telejornais, especialmente os da noite, vêm se especializando em uma função caracterizadamente socializadora, a de apresentar “fatos” que enfocam uma perspectiva moralizante sob a ótica dos bons costumes, da boa conduta e do moralmente correto. E, com isso, embutem de forma indireta não apenas opinião, mas, sobretudo, uma mensagem que pode ser entendida como: ‘nós somos uma instância de controle social e temos o poder de normatizar acerca do bem e do mal e apontar quais são as melhores condutas em torno do bom, do belo, do justo e do bem, em síntese’. Nesta pesquisa, tendo como objeto o Jornal Nacional, o telejornal brasileiro de maior audiência e o mais nobre dos telejornais da Rede Globo, tentaremos demonstrar a pertinência de nossa hipótese de trabalho: os telejornais procuram se afirmar como uma instância de controle social, para além da sua função primária de noticiar fatos. Essa teleologia, de mostrar personagens bons e exemplares diante de situações de dilema moral – como a de achar dinheiro alheio e o devolver aos donos ou entregá-lo à polícia – também se aproxima do propósito da principal telenovela, que vem logo a seguir, que é o de fornecer ao público – no horário de pico de audiência –, uma espécie de educação sentimental. No Brasil, é com as telenovelas que a televisão mais confirma o seu poder de socializar valores. A TV como agência de socialização não se conteve, porém, à ficção. Ela quebrou os clássicos paradigmas de qualificação da notícia, quais sejam: a objetividade, a imparcialidade e a neutralidade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Fairness and accuracy with concerns to the views about facts have always been some of the basic purposes of journalism in its ideals to remain, as a filter for quality and reliability, under the aegis of the trilogy: objectivity, impartiality and neutrality. In Brazil, however, as if the status of “prime time” was not enough (which they share with soap operas), TV news programs, especially those at night, have paid special attention to its social function thereby presenting the 'facts' that focus on a moralizing perspective from the viewpoint of morality, good conduct and morally correct. Thus, they indirectly embody not only their view but also a subliminal message that can be understood as: 'we are an instance of social control and we have the power to regulate good and evil; in sum, we can point what the best behaviors are when it comes to good, beautiful, fair and fine.' In this research report we study Jornal Nacional, the most important and highest-rated newscast of Globo TV Network in Brazil. I will try to convey the relevance of our working hypothesis: television news programs seek to assert themselves as a tool of social control, therefore going beyond their primary function of reporting facts. Such teleological process that shows good characters that are examples to be followed in situations of moral dilemma – as for instance when one finds other people's money and returns it to the owners or deliver it to the police – is in accordance with the main purpose of the soap opera which comes next: to provide the audience - at the peak time - a kind of sentimental education. In Brazil, more and more television makes use of soap operas to confirm their power to socialize values. TV as a socialization agency did not keep itself in the field of fiction. Therefore, it has shattered the classical paradigms of classification of news, namely: objectivity, impartiality and neutrality.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2011
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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