http://repositorio.unb.br/handle/10482/9564
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_SilviaCordeirodeAraujo.pdf | 10,42 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Pescando letras : diálogos interdisciplinares entre a educação ambiental e a alfabetização de jovens e adultos no contexto da pesca artesanal |
Auteur(s): | Araújo, Silvia Cordeiro de |
Orientador(es):: | Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues |
Assunto:: | Alfabetização de jovens e adultos Educação ambiental Pesca Sustentabilidade |
Date de publication: | 3-nov-2011 |
Data de defesa:: | 15-jui-2011 |
Référence bibliographique: | ARAÚJO, Silvia Cordeiro de. Pescando letras: diálogos interdisciplinares entre a educação ambiental e a alfabetização de jovens e adultos no contexto da pesca artesanal. 2011. 158 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Résumé: | Esta pesquisa discute as perspectivas de construção de uma práxis pedagógica interdisciplinar entre a educação ambiental e a alfabetização de jovens e adultos e as suas contribuições para a sustentabilidade no contexto da pesca artesanal. Para tanto, trata dos aspectos teóricos a partir dos quais a alfabetização de jovens e adultos e a educação ambiental são compreendidas nos campos da educação e do ambiente, tendo como parâmetros os referenciais da educação popular e da sustentabilidade, respectivamente. Já a análise de práticas pedagógicas relacionadas ao tema foi realizada por meio de um estudo de caso no âmbito do programa de alfabetização de pescadores “Pescando Letras” do Ministério da Educação, nos municípios de Cascavel e Forquilha, Ceará. Os resultados apontam que o encontro entre a alfabetização de jovens e adultos e a educação ambiental ocorre no entrelaçamento entre os princípios da interdisciplinaridade, da natureza política do ato educativo e da participação da sociedade civil nos processos de gestão da educação e do ambiente em que o exercício da democracia tem papel decisivo. |
Abstract: | This study discusses the construction perspectives of an interdisciplinary educational praxis between environmental education and the adult and young literacy teaching and its contributions for sustainability on the context of artisanal fishing. To this end, it addresses theoretical aspects from the fields of education and environment that underlie adult and young literacy and environmental education, employing as parameters referentials from popular education and sustainability, respectively. The analysis of pedagogical practice related to the subject was tailored from a case study in the scope of a fisherman literacy program called "Pescando Letras", from the brazilian Ministry of Education, on the municipalities of Cascavel and Forquilha, Ceará. Results suggest that the interface of adult and young literacy and environmental education occurs from the interplay of principles such as interdisciplinarity, the political nature of the educational exercise and the participation of civil society on processes of educational and environmental management in which the practice of democracy exerts a crucial role. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.